Automóveis Titulo Ícone há 20 anos
Audi RS4 é perua poderosa

Quarta geração chega às concessionárias do Brasil; station wagon custa R$ 546.990

Nilton Valentim
Do Diário do Grande ABC
01/03/2019 | 07:05
Compartilhar notícia
Divulgação


As station wagons, ou peruas, sempre foram associadas a carros de família. Aqueles que as pessoas utilizam no dia a dia, mas também abrigam o excesso de bagagem nas viagens de fim de semana. Se antes eram populares, elas perderam espaço com a popularização dos SUS.

Mas nem todas as peruas são iguais. O modelo RS4 Avant, da Audi, destoa bastante do padrão do estilo. Por isso, há 20 anos está no portfólio da marca e chega à quarta geração. Vem com motor V6, que desenvolve 450 cv de potência e acelera de zero a 100 km/h em 4,1 segundos e atinge velocidade máxima de 280 km/h.
Ontem, a montadora lançou no Brasil o modelo 2019 do esportivo mais emblemático da marca. O carro combina boa condução com a usabilidade do dia a dia. A máquina tem como diferencial a tração permanente quattro da Audi.

Os designers da montadora se inspiraram em diversos detalhes esportivos usados no Audi 90 quattro IMSA GTO ao projetar o RS4 Avant. A frente apresenta entradas de ar sólidas, com estrutura em colmeia típica dos modelos RS e ampla grade. Em comparação com o A4 Avant, o irmão mais calmo, as caixas de rodas, que foram ampliadas em 30 milímetros cada, também são destacadas pelos relevos quattro nas rodas de liga leve de alumínio de 20 polegadas. Na traseira, o difusor, as saídas de escapamento ovais e o spoiler de teto, equipamentos específicos da linha RS, compõem um visual ousado.

A potência de 450 cv é transferida para o sistema de tração permanente quattro, característica única no segmento, por meio de um câmbio de oito velocidades Tiptronic com tempos de trocas de marcha reduzidos e preparados especialmente para a condução esportiva. O bloqueio do diferencial envia 60% do torque para o eixo traseiro e 40% para o eixo dianteiro.

A suspensão esportiva deixa o RS4 Avant sete milímetros mais baixo do que o A4 Avant. Os motoristas podem criar sua própria experiência pessoal de direção usando o Audi Drive Select, com quatro modos de condução disponíveis: Comfort, Dynamic, Auto e Individual.

O consumo médio de combustível é de 7,1 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada. O carro pesa 1.715 kg, já o seu motor pesa apenas 182 kg.

O interior na cor preta destaca o caráter esportivo e os assentos têm costura em padrão de colmeia. O volante multifuncional com base plana, a estrutura do câmbio automático e as faixas iluminadas do painel trazem o emblema RS. No Audi Virtual Cockpit, gráficos específicos da linha RS fornecem informações sobre força G, pressão dos pneus e temperatura, bem como potência e torque.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;