Economia Titulo São Bernardo
Orlando Morando e sindicato se reúnem para discutir situação da Ford

Prefeito de São Bernardo destacou que principal objetivo é a manutenção dos empregos na cidade

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
27/02/2019 | 12:26
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (27), no Paço Municipal de São Bernardo, o prefeito Orlando Morando (PSDB) conversou com o presidente do SMABC (Sindicato dos Metalúrgicos do ABC) Wagner Santana, o Wagnão, sobre o fechamento da planta da Ford na cidade. Esse foi o primeiro encontro entre a administração municipal e o representante dos trabalhadores desde o anúncio da empresa, que deve deixar o segmento de caminhões na América Latina, e teve como objetivo discutir os próximos passos das negociações com a montadora.

O prefeito destacou que o principal objetivo é a manutenção dos empregos na cidade. “Temos uma sinergia conjunta aqui para que a gente possa garantir principalmente os empregos dos trabalhadores da Ford de São Bernardo. Aqui não estamos discutindo a venda da Ford, é um passo que não compete a nós e que eu não me oponho, mas o objetivo é garantir os empregos. Queremos ter a certeza de um plano de desmobilização para garantir tranquilidade aos trabalhadores”, disse Morando.

O sindicalista solicitou uma agenda junto ao governador João Doria (PSDB) para ficar a par das estratégias do Estado. O prefeito afirmou que vai fazer a interlocuçao para que a agenda aconteça antes da reunião do SMABC com a matriz da Ford, em Michigan, no próximo dia 7.

“Queremos fazer essa discussão porque o Estado tem um papel importante e apesar da Ford anunciar que não vai impactar nas outras plantas do Estado, acreditamos que deve acarretar no fechamento de Taubaté sim. Se não agora, num futuro próximo. O outro ponto é que nessa conversa a gente esclareça o empenho do governador e do secretário Meirelles nas negociações. Tem que haver um comprometimento qua a planta continue no seu negócio e com os empregos que ali estão. É importante para que no dia 7 tenhamos mais argumentos na mesa”, disse Wagnão.

Hoje, o prefeito se reúne com o cônsul dos Estados Unidos para tratar do assunto. Amanhã acontece encontro entre o MPT (Ministério Público do Trabalho), sindicato, empresa e prefeito.

CAOA
Ontem, a Caoa afirmou que é uma das interessadas na compra da fábrica da Ford em São Bernardo. “Para nós o importante é que o investidor garanta a produção e os empregos”, afirmou Santana, que também disse que não possui a informação.

O governador João Doria anunciou na última semana que vai procurar compradores para a unidade fabril da região. Ontem, ele afirmou que três empresas - uma nacional e duas multinacionais - estariam interessadas na aquisição.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;