Nacional Titulo
Papa vai beatificar 30 mártires potiguares
Do Diário do Grande ABC
17/01/2000 | 16:43
Compartilhar notícia


Dezenas de moradores de Natal deverao assistir a cerimônia de beatificaçao de 30 mártires católicos potiguares, dia 5 de março, no Vaticano. O ato será presidido pelo papa Joao Paulo II. Uma agência de turismo local revela que mais de cem pacotes já foram reservados. Segundo o monsenhor Lucas Batista, vigário da Cúria Metropolitana, uma excursao sairá de Natal no dia 26 de fevereiro. Antes disso, o monsenhor Francisco de Assis Pereira, postulador da causa dos mártires durante dez anos no Tribunal da Causa dos Santos em Roma, segue para a Itália para tratar dos últimos detalhes para a cerimônia.

Os mártires católicos foram assassinados em 1.645 nos engenhos Uruaçu e Cunhaú por soldados holandeses calvinistas e índios janduís. Na mesma cerimônia, que deve durar duas horas e meia, serao elevados à condiçao de beatos, filipinos, bielo-russos, tailandeses e vietnamitas. O cardeal-arcebispo do Rio, dom Eugênio Salles, já confirmou presença no ato. Um estandarte com 3,55 metros de altura e 4,5 de largura, de autoria do artista plástico potiguar, Gilvan Lira, será exposto no Vaticano no dia da beatificaçao.

Fiéis que participarao da cerimônia, como Benedita Medeiros, 57 anos, vivem, ainda, a expectativa de participar de uma audiência com o sumo pontífice no dia 6. "Já conheço Roma, mas a beatificaçao será algo inédito", disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;