Nacional Titulo
Venda de armas está proibida no DF
Do Diário do Grande ABC
14/05/1999 | 18:03
Compartilhar notícia


A venda de armas no Distrito Federal está proibida desde esta quinta (13). Quem descumprir a determinaçao vai pagar multa entre 1.000 e 10.000 Ufirs (R$ 977,00 a R$ 9.770 00). O estabelecimento do infrator pode ser interditado e ter todo o material exposto para venda apreendido. Além disso o dono da loja pode responder a processo penal. O projeto, aprovado na Câmara Distrital, é do deputado César Lacerda (PTB).

A lei foi sancionada esta quinta pelo governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz. "Vamos dar adeus às armas", disse o governador. O DF saiu na frente. A pedido do presidente Fernando Henrique Cardoso, o Ministério da Justiça está preparando um projeto proibindo a venda de armas em todo o País.

"O Distrito Federal faz questao de estar com o presidente na vanguarda desta campanha, porque aqui vive um povo que rejeita profundamente a violência", afirmou o governador, admitindo que a lei pode ser derrubada na Justiça pelos comerciantes de armas.

Para o deputado Lacerda é impossível acabar com a violência, mas a proibiçao de venda de armas evitará a compra por "pessoas despreparadas e prontas para utilizá-las diante do menor sinal de perigo, mesmo que esse sinal seja fictício". O deputado informa que a maioria dos homicídios na cidade envolvem cidadaos comuns, sem passagem anterior pela polícia. Lacerda nao teme o aumento de contrabando de armas para compensar a medida. "O cidadao comum tem receio de adquirir uma arma de forma irregular."

Roriz contou ter recebido "pressoes daqui e dali" para nao sancionar a lei. A quem sustenta posiçao contrária à proibiçao fixada em lei, o governador avisa que bandido nao compra armas nas lojas, rouba ou paga para quem as adquiriu legalmente. "Menores também nao compram armas, pegam as de seus pais", disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;