Turismo Titulo Como antigamente
Para pisar em uvas

Época da vindima permite ao turista colher uva do parreiral e amassar seus gomos com os pés

Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
07/02/2019 | 07:20
Compartilhar notícia


Já imaginou reviver tradições trazidas pelos portugueses no início do século XX? À época, o casal Benedito Moraes de Góes e Maria das Dores Lima de Góes, que então lavrava terras nos sertões da Vila de Una a Piedade, região hoje situada entre as cidades de Ibiúna e Piedade, decidiu se estabelecer em São Roque, e em 1938 iniciou a comercialização de vinhos. E, hoje, a Vinícola Góes, situada a 88 quilômetros de Santo André (cerca de uma hora e meia de distância), abre as portas para compartilhar experiência que inclui colher a fruta no parreiral e pisar nela, a fim de extrair seu sumo para a produção do vinho, como ainda fazem alguns produtores tradicionais.

Isso tudo faz parte da vindima, período de safra das uvas, que ocorre nessa região entre janeiro e fevereiro, e até o dia 17 permite aos visitantes vivenciá-la. A Vinícola Góes abre suas portas aos sábados e domingos para que o turista possa aprender um pouco mais sobre a tradição vitivinícola no País.

O passeio, que ocorre em três horários – às 10h, 11h30 e 13h –, começa com integrantes da família e da equipe da empresa contando um pouco sobre a história da vinícola. Na sequência, todos sobem a bordo de um trenzinho, já para começar a desconectar do ambiente urbano e aproveitar o clima de interior dos parreirais. Durante todo o percurso, em bate-papo descontraído, são apresentadas curiosidades sobre o plantio e as variedades de uvas e da colheita.

Chegando na plantação, começa a parte mais legal: quando podemos colher as uvas diretamente do parreiral. Depois disso, vamos para a fábrica, onde é explicado como funciona todo o processo de produção do vinho. Em seguida, temos o ápice, com a tradicional pisa da uva. Então amassamos os gominhos com os pés descalços, o que pode parecer desconfortável em um primeiro momento, mas, além de ser algo histórico, massageia os pés. É é terapêutico. Para descontrair, o momento se dá ao som de músicas típicas.

Após aprender sobre a cultura portuguesa da produção do vinho, somos convidados a brindar para celebrar a colheita e participar de delicioso almoço típico português, que tem como prato principal a bacalhoada, em meio ao ambiente das videiras e da vinícola.

Quem quiser estender o passeio e aproveitar o dia inteiro pelas belas paisagens da Vinícola Góes pode. E esta é uma das novidades para este ano. O momento é ideal para fotografar e curtir um pouco mais a experiência. Além disso, há um wine bar, uma loja com os rótulos da vinícola, música ao vivo, apresentação de dança e espaço de doces. Para os mais aventureiros, é possível percorrer trilha ecológica e, para os que querem sombra e água fresca, há espaço para se sentar e curtir o visual, O trenzinho parte do parreiral a cada meia hora, sendo o último às 17h30.


Serviço:

Evento: Vindima 2019;
Local: Vinícola Góes – Estrada do Vinho Km 9 – Canguera – São Roque;
Datas: 9 , 10, 16 e 17 de fevereiro
Horários: 10h, 11h30 e 13h;
Preços: R$ 240 – por pessoa – inclui almoço, taça de vinho, chapéu e foto personalizada;
Grupos R$ 235 – por pessoa, acima de 20 integrantes.
Crianças de 5 a 12 anos – pagam meia e até 4 anos não pagam.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;