Turismo Titulo
Recife e o Galo da Madrugada
Fabiana Chiachiri
Da Redaçao
17/02/2000 | 13:43
Compartilhar notícia


Recife, a capital pernambucana, ao lado de Salvador (BA), tem um dos melhores carnavais do Nordeste. Nas ruas, nos camarotes e nas arquibancadas, o som dos trios elétricos e das bandas de frevo contagiam todos num ritmo acelerado e caloroso.

Com a superlotaçao da vizinha Olinda, a 7 km da capital pernambucana, o bairro de Recife Antigo, revitalizado há alguns anos, virou o mais novo endereço da folia. Desfiles de blocos, maracatu e palcos espalhados pela praça Arsenal, avenida Rio Branco, avenida Marquês de Olinda e rua da Moeda transformam o bairro em um dos principais points da folia de Momo.

Nos três primeiros pólos, o Carnaval acontece com shows de artistas pernambucanos, como Lenine, Antônio Carlos Nóbrega e Alceu Valença, entre outros. Durante os festejos, eles trocam o Sudeste do país pelos dias quentes de Recife.

Uma das novidades deste ano é o pólo Rec-Beat (rua da Moeda), que vai homenagear o movimento mangue beat, criado por Chico Science (1966-1997). Shows de bandas que misturam o som pop com ritmos populares, como maracatu, frevo, ciranda e coco de roda, entre outros, serao as principais atraçoes.

A abertura oficial do Carnaval recifense vai acontecer no pólo montado na avenida Guararapes, no Centro de Recife, que tem um perfil mais popular. Durante as quatro noites de folia, o local fica lotado de pessoas. O pólo montado na praia do Pina também agrega milhares de folioes. Os festejos nestes dois pólos acontecem sempre à noite.

O bloco Galo da Madrugada, no entanto, continua sendo um dos maiores sucessos em Recife. O desfile, que sai do Centro da cidade (Forte das Cinco Pontes) e segue rumo à avenida Guararapes, na madrugada de sábado, dia 4, atrai milhares de pessoas. Cerca de 20 trios elétricos e bandas regionais animam mais de 1,5 milhao de folioes. O desfile entrou para o Guinness Book (livro dos recordes) como o bloco de maior concentraçao de pessoas.

Recife ainda se une a Olinda para comemorar a segunda-feira após o Carnaval, dia 13 de março. Trata-se do maracatu, do qual participam vários grupos do interior do Estado. A intençao é divulgar as tradiçoes do povo do sertao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;