Nacional Titulo
Mulher operada no útero por engano
21/09/2006 | 23:29
Compartilhar notícia


A dona de casa Adriana Perote de Oliveira, de 33 anos, deu entrada na Santa Casa de Sorocaba, para fazer uma cirurgia no tornozelo fraturado. Ao acordar da anestesia, reparou que seu tornozelo estava do mesmo jeito, mas o útero tinha sido operado.

O hospital atribuiu o erro médico a duas coincidências. Estava, realmente, marcado um procedimento ginecológico em uma paciente com o mesmo nome de Adriana, que não compareceu. E a dona de casa, ao ser examinada, apresentava micro lesões uterinas.

Adriana quebrou o tornozelo num acidente doméstico e, levada para o hospital, foi prescrita a cirurgia pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Levada ao centro cirúrgico, na noite de segunda-feira, percebeu que as enfermeiras tinham levantado suas pernas, mas imaginou que fosse para a cirurgia no tornozelo. Sedada, dormiu e, quando acordou, estranhou que o pé não estivesse engessado. “Foi quando eu soube que tinham mexido no útero.”

A médica ginecologista Karina Peccini disse ter recebido o prontuário da outra Adriana, para a qual estava prescrito o procedimento ginecológico. Ela seria submetida à retirada de uma parte lesionada do colo do útero. Antes de iniciar a cirurgia, a médica perguntou se a paciente se chamava Adriana e esta confirmou.

Falou sobre os procedimentos, mas a mulher já estava parcialmente sedada. Karina suspendeu a cirurgia ao perceber que a lesão do útero era bem menor do que a descrita no prontuário. Ela procedeu apenas à cauterização.

Quando acordou, Adriana tomou um susto. “Entrei em desespero.” Ao perceberem o engano, os médicos providenciaram, no mesmo dia, a cirurgia no tornozelo. A família de Adriana ainda não decidiu se vai acionar o hospital. A direção da Santa Casa abriu sindicância e nomeou comissão para apurar o erro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;