Internacional Titulo
ELN assume seqüestro de 8 estrangeiros na Colômbia
Da AFP
29/09/2003 | 15:27
Compartilhar notícia


A guerrilha colombiana do Exército da Libertação Nacional (ELN) assumiu, nesta segunda-feira, o seqüestro de oito estrangeiros realizado no dia 12 de setembro passado, em Sierra Nevada de Santa Marta (norte). Por meio de um comunicado, o grupo responsabilizou o Exército e o governo pelo destino dos reféns.

"O Exército de Libertação Nacional da Colômbia deve se responsabilizar pela operação 'Allende Vive', ao completar-se 30 anos da morte do presidente chileno. Durante a operação foram capturados os estrangeiros de Sierra Nevada", destacou a nota divulgada na Internet.

A guerrilha do ELN realizou nos últimos quatro anos os seqüestros em massa mais famosos da Colômbia. No dia 12 de setembro, um grupo de excursionistas - quatro israelenses, dois britânicos, um espanhol e uma alemã - foi seqüestrado na Cidade Perdida, uma reserva indígena situada em Sierra Nevada, a 950 km ao norte de Bogotá.

Um dos britânicos, Matthew Scott, fugiu pouco depois do seqüestro após cair num precipício, iniciando uma travessia de 12 dias que terminou terça-feira passada, quando foi encontrado.

O ELN - segunda guerrilha colombiana, perdendo apenas para as Forças Armadas Revolucionárias da Colôbia, as Farc - tem 4 mil membros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;