Nacional Titulo
Chuvas e subida de rios atormentam 14 mil em Marabá
Do Diário do Grande ABC
22/02/2000 | 23:05
Compartilhar notícia


As fortes chuvas que têm caído na regiao centro-oeste do país fizeram os rios Tocantins e Itacaiúnas, no sul e e sudeste do Pará subirem de maneira assustadora nos últimos dias, colocando em situaçao de risco mais de 14 mil pessoas que vivem na parte baixa de Marabá.

Cerca de 3 mil famílias já foram obrigadas a abandonar suas casas, muitas levando apenas a roupa do corpo, para buscar abrigos públicos e residências de parentes na Nova Marabá.

O prefeito do município, Geraldo Veloso (PSDB), nao descarta a possibilidade de decretar estado de emergência, num primeiro momento, e de calamidade pública, caso o nível das águas do Tocantins continue subindo na média de 9 centímetros diariamente.

Bairros como Santa Rosa, Olaria, Francisco Coelho, Folha 35, Francisco Coelho e Amapá sao os mais atingidos pelas enchentes. No Santa Rosa, a água já se aproxima do teto de algumas residências.

A Defesa Civil, o Exército e o Corpo de Bombeiros mobilizavam segunda 13 caminhoes para recolher roupas e eletrodomésticos dos moradores. A lavradora Maria Fernanda de Oliveira deu uma demonstraçao de amor aos animais ao recursar-se a embarcar em um dos caminhoes com seus cinco filhos, alegando que Madona, sua macaquinha de estimaçao, estava presa em uma árvore no quintal da casa, assustada com a subida do rio.

Soldados foram até o local, mas o animal só aceitou descer da árvore quando Fernanda, trepada em uma escada, estendeu-lhe a mao.

Em Parauapebas, a 150 quilômetros de Marabá, a prefeita Isabel Salmen (PSDB) decretou estado de emergência. "Já temos mais de mil pessoas ilhadas em bairros inteiros sem poder sair de suas casas."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;