Economia Titulo
Instituições financeiras são marcas mais valiosas
13/06/2010 | 07:09
Compartilhar notícia


As instituições financeiras lideraram o ranking de marcas mais valiosas do Brasil em 2010, segundo levantamento da consultoria Interbrand. O banco Itaú, que ao final de 2008 se fundiu com o Unibanco, lidera a lista, com a marca avaliada em R$ 20,651 bilhões.

Em segundo lugar está o Bradesco, que teve o valor da sua marca avaliado em R$ 12,381 bilhões. Em terceiro aparece a Petrobrás, com R$ 10,805 bilhões. O Banco do Brasil ficou em quarto e teve o seu valor estimado em R$ 10,497 bilhões.

A cerveja Skol, marca que pertence à AmBev, ficou em quinto no ranking, com valor de R$ 6,593 bilhões. A empresa avalia que a renovação do produto e o slogan da marca foram diferencial para que tenha conquistado a colocação.

O diretor executivo de marketing do Itaú Unibanco, Fernando Chacon, avalia que houve ganho no valor de marca após a fusão com o Unibanco. Segundo ele, alguns setores, como seguros e private banking, tiveram rápida incorporação da marca Itaú, e agora esse processo ganha força também nas agências.

Ele também atribui o resultado ao bom desempenho do setor bancário durante a crise financeira internacional. O gerente de marketing e comunicação do Banco do Brasil, Elvis Kleber de Arruda Figueiredo, por sua vez, afirmou que todas as instituições financeiras têm forças e fraquezas.

O Bradesco, que ficou em segundo lugar, não enviou representantes e o porta-voz da Petrobrás, terceira colocada na lista, não participou da coletiva de imprensa.

Pela metodologia da Interbrand, a marca vale o quanto ela pode gerar de lucro no futuro. O Índice de Força da Marca, elaborado pela consultoria, leva em conta conceitos como autenticidade, capacidade de resposta ao mercado, consistência e diferenciação.

No ranking global, realizado no final de 2009, nenhum banco aparece nas três primeiras posições, que são ocupadas por Coca-Cola, IBM e Microsoft, nesta ordem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;