Turismo Titulo
Lazer abaixo de zero nos Estados Unidos
Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
10/12/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Folgas de fim de ano, dólar baixo e a paixão pelo frio são ingredientes suficientes para quem quer arrumar as malas e seguir rumo às estações de esqui do Hemisfério Norte. Os descontos para quem quer curtir as férias na neve chegam até 40%. Nos Estados Unidos, as 15 estações mais badaladas são de Aspen, Beaver Creek, Breckenridge, Copper Montain, Deer Valley, Heavenly, Jackson Hole, Keystone, Park City, Snowmass, Steamboat, Telluride, The Canyons, Vail e Winter Park.

A temporada 2009/2010 promete oferecer também muito luxo em hospedagem, gastronomia e programações culturais para os momentos ‘pós-neve', que ganharam milhões de dólares em investimentos.

Aspen e Snowmass, no Colorado, principais estações norte-americanas, tiveram investimentos de US$ 8 milhões e mantêm-se no topo das preferências dos brasileiros.

No ranking de países que mais escolhem esses destinos, o Brasil figura como terceiro colocado, ficando atrás somente da Austrália e Reino Unido.

Quem seguir para lá neste ano contará com 11 novos lifts (meios de elevação que oferecem acesso ao topo da montanha), três novos restaurantes , um half pipe de dimensões olímpicas, ampliação de terreno para a prática de esqui e snowboard e a construção do Treehouse Kids Adventure Center, um dos primeiros centros de diversão infantil da indústria de esqui.

A montanha de Snowmass, que há cerca de dois anos passa por obras de melhorias, terá nesta temporada a renovação dos quartos do The Little Nill, o hotel mais luxuoso de Aspen, que também ganhará um famoso restaurante italiano.

Conhecida por seu estilo rústico que remete aos antigos faroestes, a cidade de Wyoming também é muito badalada nessa época pelos turistas. O lugar, considerado reduto de celebridades hollywoodianas, causa frisson por ter a The Big Red Box (caixa grande vermelha), o maior teleférico atualmente no mundo.

O equipamento transporta até 100 pessoas da base de Teton Village até o topo da Rendezvous Montain, numa ascensão vertical de 1.261 metros, tendo cinco torres, roldanas e guindastes que suportam 4.000 quilômetros de cabos de aço e um peso de 450 toneladas.

Outro complexo bastante cobiçado pelos brasileiros para a temporada de esqui é o Vail Resorts, que contempla as estações de Vail, Beaver Creek, Breckinridge, Keystone, Heavenly, pertencentes ao American Airlines SkiClub.

A montanha de Vail é a maior de todas com 193 pistas em terrenos e 25 lifts, de diversas capacidades e velocidades.

KEYSTONE - Por lá, o River Run Gondolar Project conta com um novo acesso para esquiadores da montanha para as gôndolas. Há também novas áreas para os praticantes de snowboard, como a A51 Incubator, só para iniciantes. O destino é o preferido de quem gosta de esquiar à noite no Colorado.

HEAVENLY - Entre os estados da Califórnia e Nevada a estação está com novas pistas e foi ampliada, além de oferecer mais equipamentos para a escola de esqui.

PARK CITY - Reconhecida por ter sediado as Olimpíadas de Inverno de 2002, a estação tem uma parte olímpica estruturada e movimentada, com um complexo grande de hotéis e restaurantes.

Lá é possível experimentar uma rápida descida na pista de bobsled - os carrinhos velozes para 2 ou 4 pessoas -, que chega a atingir velocidade de até 120 quilômetros na pista tubular.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;