Tecnologia Titulo Tarefas do dia-a-dia
Café em Tóquio tem garçons robôs controlados por pessoas com deficiência

Interessante é que máquinas podem ser controladas até por quem possui apenas movimento dos olhos

Bianca Bellucci
Do 33Giga
09/01/2019 | 12:18
Compartilhar notícia


Não é mais tão incomum ver robôs substituindo os humanos em tarefas do dia a dia. Por exemplo, um bar em Las Vegas, nos Estados Unidos, tem bartenders controlados por inteligência artificial. Já um café em Tóquio, no Japão, conta com garçons robôs. Só que, nesse caso, a história é diferente. As máquinas são controladas à distância por pessoas com deficiência.

Leia mais
Pulseira ajuda pais com deficiência auditiva a perceber choro de bebês
Quiosque de cafés traz robô barista no lugar de atendentes
Site mostra qual a probabilidade de seu emprego ser roubado por um robô

Kentaro “Ory” Yoshifuji, CEO da empresa Ory Lab, é o responsável por desenvolver os robôs chamados de OriHime-D. Eles têm 1,2 metro de altura e transmitem vídeo e áudio a seus usuários. O interessante é que as máquinas podem ser controladas até por quem possui apenas o movimento dos olhos, fazendo com que pessoas com doenças como ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) possam operá-los.

A ideia por trás da iniciativa é usar a tecnologia para combater o isolamento social, além de inserir essas pessoas com deficiência novamente no mercado de trabalho. Isso porque o projeto oferece a oportunidade de trabalho remoto de meio turno, pelo qual os funcionários recebem um pagamento de 1.000 ienes por hora (cerca de R$ 30), pouco acima do salário mínimo do Japão.

Por enquanto, os garçons robôs do chamado café Dawn ver.ß fazem parte apenas de um experimento. Os idealizadores, entretanto, pretendem que o estabelecimento se torne permanente antes de 2020, quando os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos serão realizados na cidade japonesa.

No vídeo, você confere como são os robôs OriHime-D na prática. Embora esteja em japonês, é possível ter uma ideia de como funciona a tecnologia:

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Na galeria, confira todos os eletrônicos testados pelo 33Giga:

 
 
  • JBL Tune 110 BT. O teste completo você vê em http://tinyurl.com/yb6ecbmf
  • Sony_Xperia XZ2_Preto
  • Fone JBL T450BT. O teste completo em https://wp.me/p7AVMp-eKM
  • Testamos: por R$ 330, caixa de som Pulse é resistente à água e dura mais de cinco horas
<
>



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;