Economia Titulo
Decreto que regulamenta lobby será enxuto, com foco em medidas de transparência
08/01/2019 | 08:06
Compartilhar notícia


O decreto que está sendo elaborado pela equipe do presidente Jair Bolsonaro para regulamentar o lobby no Brasil será enxuto, com foco em critérios de transparência e menos rigoroso que as normas atualmente em discussão no Congresso. Entre as medidas avaliadas até o momento, estão a definição de critérios objetivos para o agendamento de audiências e a criação de uma central pública contendo todas as informações sobre a agenda de representantes do governo.

O texto, conforme noticiou o jornal O Estado de S. Paulo, está sendo produzido sob a tutela do ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, e ainda será discutido com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro. Embora o documento esteja sujeito a alterações, sua versão preliminar se assemelha à minuta de decreto proposta em 2017 pelo então ministro da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União, Torquato Jardim, segundo apurou o Broadcast Político, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

A proposta de 2017 dispunha de nove artigos. Entre eles, estão diversas recomendações relacionadas à publicidade da agenda de autoridades e critérios para a solicitação de encontros. O texto também impede agentes públicos de receberem direta ou indiretamente presentes de quem tenha interesse na tomada de decisões do órgão, a não ser aqueles que apresentem "valor módico, distribuídos em caráter geral a título de cortesia, propaganda, divulgação habitual ou por ocasião de eventos e datas comemorativas" ou "ofertados em caráter protocolar por autoridades estrangeiras". A nova minuta de decreto - que se aplicará somente ao Executivo federal - também deve manter recomendação nesse sentido.

Segundo a CGU, a ideia de regulamentar o lobby por meio de decreto pretende contornar o que o próprio governo entende como um risco de engessamento da representação do setor privado junto ao setor público. A tese é que uma regulamentação "burocrática" levaria profissionais da área a buscarem formas de "driblar a burocracia", invalidando o propósito da regulamentação.

O ministro Wagner Rosário afirma que a elaboração do texto levou em consideração normativos internacionais. Um país tomado como exemplo, segundo o ministro, foi o Chile. "Estamos fazendo uma norma que traz mais transparência a essas informações e regras para a relação entre o público e privado", disse. Rosário afirmou que a ideia é encaminhar o texto ao Planalto até o final do mês. "Está muito aderente ao que o presidente vem pregando e à necessidade de ética na administração pública."

O modelo de regulamentação proposto pelo governo é menos rigoroso que aquele previsto no principal projeto a tratar do tema no Congresso, o PL 1.202/2007, de autoria do deputado Carlos Zarattini (PT-SP). Mais brando que o texto original, um substitutivo da agora ex-deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) chegou a ter sua apreciação cogitada no fim do ano passado. Ali, estava prevista, por exemplo, a criação de um sistema de credenciamento de profissionais de relações governamentais.

O substitutivo também caracterizava como "ato de improbidade" o recebimento de "vantagem, doação, benefício, cortesia ou presente com valor econômico que possa influenciar processo de decisão". Já o texto original determinava, por exemplo, que profissionais do lobby prestassem contas de suas atividades junto ao Tribunal de Contas da União.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;