Economia Titulo
Ford contratará empresas baianas para construçao de fábrica
Do Diário do Grande ABC
25/06/1999 | 18:24
Compartilhar notícia


A Ford do Brasil se compromete a contratar operários, empresas de construçao e fornecedores, preferencialmente, da regiao metropolitana de Salvador, para as obras de construçao civil de sua nova unidade, no município de Camaçari, a 50 quilômetros da capital baiana. Esse é dos itens do protocolo de intençoes que os diretores da montadora assinam segunda-feira (28) com o governador baiano, César Borges (PFL), para dar a largada à implantaçao da primeira fábrica de automóveis do Nordeste.

No protocolo, além de reafirmar os investimentos de US$ 1,3 bilhao do empreendimento, o presidente da Ford no Brasil, Ivan Fonseca da Silva, e o diretor-superintendente, Ian Martin Inglis, também vao se comprometer a estabelecer parcerias com escolas e universidades baianas com o objetivo de criar um centro tecnológico de última geraçao para o desenvolvimento de pesquisas do setor automotivo.

A Ford implantará um sistema de estágio remunerado com duraçao de dois semestres, visando a atender estudantes baianos de áreas afins às atividades que serao desenvolvidas pela empresa.

Por outro lado, o governo da Bahia firmará o compromisso de implantar os distritos industriais principal e secundário, com urbanizaçao e toda a infraestrutura necessária à instalaçao de um complexo, como o que está sendo planejado: a fábrica de automóveis com capacidade de 250 mil veículos/ano, além de 17 unidades de autopeças e componentes e dez fornecedores complementares.

O governo baiano também terá de dotar o Porto de Aratu, o mais próximo de Camaçari, de instalaçoes adequadas para a utilizaçao dos sistemas conhecidos como roll-on-roll-off e equipamentos para manuseio e armazenagem de contêineres, para possibilitar um bom escoamento da produçao.

A indústria automotiva baiana está sendo considerada o acontecimento mais importante para o estado desde a implantaçao do Pólo Petroquímico de Camaçari, na década de 70.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;