Nacional Titulo
Alpinista troca bandeira brasileira no Pico da Neblina
Do Diário do Grande ABC
19/04/2000 | 15:57
Compartilhar notícia


Em comemoraçao aos 500 anos do descobrimento, o primeiro alpinista brasileiro a escalar o Everest, Waldemar Niclevicz, esteve no Pico da Neblina, a 3.014 metros de altitude, na fronteira do Brasil com a Venezuela. Lá, trocou a bandeira brasileira, que marcava o ponto culminante do país, por uma nova.

A escalada durou sete dias, com a chegada ao cume em 9 de abril. A expediçao partiu de Sao Gabriel da Cachoeira, às margens do rio Negro, no Amazonas, andou 85 km de estrada lamacenta em um caminhao e percorreu outros 220 km de rios em barcos de alumínio até chegar ao sopé da montanha, a 230 metros de altitude. Niclevicz iniciou, entao, a caminhada, acompanhado por 18 soldados do 5º Batalhao de Infantaria da Selva, dos quais apenas um, o aspirante Franzoni, permaneceu no cume com o alpinista para o pernoite.

Em excelente forma física, aos 34 anos de idade, Niclevicz considerou a expediçao ao Pico da Neblina um treino para o K2 - considerado o pico mais perigoso do mundo, no Paquistao - que tentará escalar pela terceira vez a partir de maio próximo.

A expediçao ao ponto culminante do Brasil foi organizada pela Sociedade Horizonte Geográfico, entidade nao-governamental que trabalha com a preservaçao do patrimônio natural e cultural, e contou com o apoio logístico do Sistema Integrado de Vigilância da Amazônia, Sivam, e do Exército brasileiro.

Criada em 1991, a Sociedade Horizonte Geográfico tem promovido diversas expediçoes e iniciativas no campo de geografia, como o Projeto Mapa Múndi, lançado em setembro de 1999 e distribuído em todas as escolas públicas de Sao Paulo, Amazonas e Pernambuco. O mapa, acompanhado de um Guia de Atividades para uso dos professores, deverá chegar a todos os outros Estados da federaçao, um para cada 3 salas de escolas públicas. A nova distribuiçao começa pela Bahia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;