Cultura & Lazer Titulo
Vencedores do 52º Jabuti são anunciados
Do Diário do Grande ABC
Com Agências
02/10/2010 | 07:06
Compartilhar notícia


Vencedores do 52º Prêmio Jabuti, nas 21 categorias, foram revelados ontem pela CBL (Câmara Brasileira do Livro). Se Eu Fechar os Olhos Agora, do jornalista Edney Silvestre, foi escolhido como melhor romance. Na história, em 1961, dois meninos encontram corpo mutilado de uma mulher e iniciam investigação. "Não se trata de relato histórico, nem policial, ou mesmo de um romance de formação, mas contém ingredientes desses gêneros. Estou exultante, especialmente pela qualidade de meus concorrentes", disse Silvestre. Sua obra venceu Leite Derramado, de Chico Buarque, e Os Espiões, de Luis Fernando Verissimo, respectivamente segundo e terceiro colocados na categoria.

Marina Colasanti venceu em poesia com o livro Passageira em Trânsito. Na categoria contos e crônicas, o troféu fica com Eu Perguntei Pro Velho Se Ele Queria Morrer (E Outras Histórias de Amor), de José Rezende. Entre as biografias, Nem Vem Que Não Tem: a Vida e o Veneno, de Wilson Simonal, de Ricardo Alexandre, ficou em primeiro.

A cerimônia de premiação será no dia 4 de novembro, na Sala São Paulo, na Capital, quando serão anunciados o melhores livros do ano de ficção e não ficção, considerados os prêmios máximos do Jabuti. Novidades deste ano são as categorias voto popular de ficção e não ficção. O público poderá fazer suas escolhas pelo site (www.premiojabuti.org.br), entre os dias 5 e 31.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;