Turismo Titulo
Viagens ao exterior proporcionam diversão e aprendizado
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC, com AJB
20/11/2002 | 18:15
Compartilhar notícia


Se viajar já é, por si só, o sonho da grande maioria dos jovens durante as férias de fim de ano, aliar o passeio à oportunidade de aprender um novo idioma e conhecer outras culturas torna qualquer roteiro ainda mais atraente. Por isso, apesar da alta do dólar, muitos adolescentes já estão de malas prontas para cursos de extensão ou de intercâmbio no exterior. Além de retornar com o idioma aperfeiçoado, eles trazem na bagagem uma experiência única de vida, e ainda asseguram uma melhor qualificação em meio à competitividade do mercado de trabalho.   

O êxito dos programas de intercâmbio tem ampliado as opções de destinos e roteiros. Durante anos, os Estados Unidos foram o destino preferido, mas a escolha dos estudantes, hoje, espraia-se para o outro lado do mundo. Países como Austrália e Nova Zelândia são, segundo as agências de intercâmbio, os mais procurados, em função das belezas naturais e do clima similar ao do Brasil. A qualidade de vida e os povos alegres e descontraídos, bem parecidos com o brasileiro, também fazem crescer a preferência por esses países.   

Para os adolescentes, uma das vantagens do intercâmbio é a oportunidade de se sentirem independentes. Quando o jovem decide passar um tempo fora, seu senso de responsabilidade cresce, pois, na maior parte dos casos, passa a ter de se virar para cuidar da casa, fazer comida, enfim, assumir tarefas com as quais não estava habituado no cotidiano brasileiro.   

As vantagens do intercâmbio, aliás, extrapolam a oportunidade de dominar um idioma estrangeiro. A cultura assimilada e as relações estabelecidas nesta experiência enriquecem a formação pessoal e podem lustrar a trajetória profissional, representando, segundo especialistas, benefícios na hora de disputar uma vaga. Por isso, atualmente as agências de intercâmbio não trabalham só com adolescentes, mas também com adultos que queiram aprender uma língua estrangeira ou fazer algum tipo de curso, como pós-graduação, fotografia, moda e até dança. A Experimento está com pacotes que incluem cursos profissionalizantes de artes visuais, moda e design na Espanha (Madri) ou na Itália (Roma, Turim e Milão). As aulas, ministradas pelo Instituto Europeo di Design, duram de um mês a três anos.   

Para quem prefere aliar estudo e trabalho, a empresa também oferece um programa, exclusivo para jovens de 18 a 28 anos com conhecimento intermediário de inglês, que inclui tarefas remuneradas em locais como estações de esqui, hotéis, resorts, restaurantes e aeroportos norte-americanos.   

Já a CI – Central de Intercâmbio desenvolveu programas no sistema Au Pair, por meio do qual o jovem, geralmente do sexo feminino, tem a oportunidade de estudar e trabalhar como babá, por até um ano, em casas de famílias norte-americanas. A família hospedeira encarrega-se de pagar um salário semanal de US$ 139,05 e o curso anual.   

Opções de estágio ou trabalho remunerado no exterior também são encontradas na Educational Net e na Pressto Educação Internacional, que oferece estágio remunerado não só nos Estados Unidos como também na Inglaterra.

E a Via MC Intercâmbio possui cursos de oito semanas no Peru que, além das aulas de espanhol, permitem que o estudante trabalhe como voluntário em escolas e creches peruanas previamente selecionadas. Embora a preferência continue sendo o inglês, o prestígio de línguas como espanhol, francês, alemão e italiano tem crescido bastante nos últimos anos. No entanto, o estudante que tiver a intenção de aproveitar as próximas férias para se aprimorar numa língua estrangeira deve se apressar, pois algumas agências especializadas prevêem encerrar os prazos para inscrições já no próximo mês.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;