Turismo Titulo Natal
Luzes que se reciclam

Público fiel não deixou de comparecer à abertura do evento, que já virou tradição em Socorro

Sérgio Lemos
Do Diário do Grande ABC
13/12/2018 | 07:26
Compartilhar notícia
Divulgação


Na noite do dia 1º de dezembro teve início o evento Luzes de Natal, que já está em sua sexta edição. Mesmo debaixo das incertas chuvas deste período do ano, público fiel compareceu à abertura na Praça da Matriz, onde estão os enfeites principais. Outros pontos turísticos ficarão decorados até o dia 6 de janeiro para receber os turistas e a comunidade local.

Toda a decoração acompanha o conceito ecológico e sustentável que a estância turística propõe. Além da iluminação em ruas, estabelecimentos comerciais e pontos turísticos, a programação inclui show musicais e atrações culturais.

O evento começou às 20h30, com apresentação do Coral Municipal e do Coral do Conservatório, acompanhados pela Orquestra do Conservatório Municipal de Socorro, na Praça da Matriz. Em seguida, aconteceu o aguardado acender das luzes de Natal e a chegada do Papai Noel, que encantou crianças e adultos. Minutos após o fim do lançamento desta edição do evento, a chuva se despediu e deu lugar a um Centro de cidade iluminado, orgulhoso e intacto.

Todos os anos, o Luzes de Natal – que já atraiu cerca de 750 mil pessoas a Socorro – leva beleza aos principais cartões-postais da cidade, como a própria Praça da Matriz, a Praça do Fórum e os portais, através de enfeites de garrafas PET que se transformam em sinos, árvores, anjos, bengalas e bolas que decoram todo o ambiente.

Além disso, são promovidas ações voltadas às sustentabilidades econômica, social e ambiental: 150 mil garrafas foram reutilizadas nos últimos anos. A programação completa pode ser acompanhada nos sites www.socorro.tur.br e www.socorroluzesdenatal.com.br.


Rica história do município é preservada em seus casarões

Herdado de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, o nome da cidade a acompanha desde a sua fundação, em 9 de agosto – data relativa à primeira missa rezada, em 1829, no local onde hoje se encontra a Igreja da Matriz e, desde então, passou por vários momentos históricos marcantes. Após diversas disputas entre Amparo e Bragança, Socorro só obteve sua autonomia em 1883.

Ainda hoje o município é composto em 90% por área rural, com 1.150 quilômetros de estrada de terra – em linha reta seria possível ligá-la a Brasília. A tradição agrícola marcou a cidade por vários casarões de barões do café, atualmente tombados e muito bem conservados.

As imigrações italiana e portuguesa do início do século 20 influenciaram a arquitetura das edificações, conferindo a mais de uma dezena de prédios tombados e mais de 100 listados nos arredores da cidade os estilos colonial e neoclássico. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;