Nacional Titulo
RS:fazendeiros ameaçam pedir intervençao contra sem-terra
Do Diário do Grande ABC
20/12/1999 | 13:32
Compartilhar notícia


A Federaçao da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) pedirá intervençao federal no estado caso o governo gaúcho nao impeça o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) de iniciar a onda de ocupaçoes anunciada sexta-feira. A entidade defende a açao do Exército para expulsar eventuais invasores das propriedades, "como já ocorreu (em novembro) na fazenda do presidente da República (Córrego da Ponte, em Buritis - MG)", disse o presidente da entidade Carlos Sperotto. "Queremos tratamento isonômico".

Sperotto disse que os proprietários rurais ficaram "estarrecidos" com o anúncio das invasoes em um encontro "aberto e encerrado" com a presença de representantes do governo do estado. "Este caminho só leva ao conflito", afirmou. Ao final do 17º Encontro Estadual, em Sao Leopoldo, o MST revelou que ocupará fazendas que cultivem plantas transgênicas e propriedades improdutivas com mais de 500 hectares em todo o Rio Grande do Sul para pressionar pela aceleraçao da reforma agrária.

Conforme o dirigente, a Farsul ingressará com açao de interdito proibitório em nome de todas as áreas com mais de 500 hectares na Justiça estadual como "proteçao" contra as invasoes. Segundo ele, a medida nao cabe para as propriedades que plantam transgênicos por se tratar de cultura ilegal. Com uma medida cautelar dessa natureza o proprietário de uma fazenda invadida pode exigir a desocupaçao imediata, sem recorrer a uma açao de reintegraçao de posse ou apelar para a intervençao federal caso a oedem nao seja acatada pela polícia estadual, explicou Sperotto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;