Nacional Titulo
Mutirao vai limpar rios em Campos do Jordao
Do Diário do Grande ABC
14/02/2000 | 15:52
Compartilhar notícia


No próximo sábado (19) um mutirao vai limpar os rios de Campos do Jordao, a 175 quilômetros de Sao Paulo. Cerca de 200 pessoas , ambientalistas, populares e funcionários do Parque Estadual de Campos do Jordao darao início ao projeto Berro DAgua, que vai retirar material depositado nas calhas dos quatro principais rios do município pelas enchentes do início de janeiro. Serao visitados mais de 70 quilômetros de leito e áreas adjacentes.

Os cursos de águas beneficiados serao dos rios Sapucay-Guaçu, Capivari, Perdizes e Ribeirao do Salto. O trabalho tem o apoio do comércio local e de organizaçoes ambientais como a SOS Mata Atlântica, Secretaria Estadual do Meio Ambiente e sociedades de bairros. O Berro D'Agua contará com barcaças, conhecidas como chatas, que aportarao ao longo dos rios para o recolhimento do lixo.

Segundo o diretor do parque e um dos coordenadores do movimento, Joao Evangelista de Melo, o mutirao vai colaborar na recuperaçao do meio ambiente, afetado com as chuvas que castigaram a cidade no começo do ano. Com a intervençao, a flora e a fauna danificadas poderao se recuperar em breve.

O parque estadual foi duramente castigado pelo aguaceiro. Os diques de contençao das represas e lagos acabaram rompendo, as cabeceiras de algumas pontes foram arrastadas pelas águas e a rede elétrica e telefônica sofreu avarias. O nível do rio Sapucay-Guaçu subiu de uma maneira espantosa. Grande parte dos detritos arrastados pela enxurrada está presa na copa das árvores da mata ciliar.

A maior parte dos rios converge para a área do horto, que corresponde a um terço do município. A reserva ficou isolada por dois dias em janeiro. Segundo Melo, os prejuízos ambientais foram pequenos e em um mês de trabalho o parque, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, estará em perfeitas condiçoes novamente. " Nosso prejuízo ficou em torno de R$ 100 mil mas estamos recuperando tudo", disse o diretor.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;