Internacional Titulo
Americanos aguardam ansiosos novo livro de Harry Potter
Do Diário do Grande ABC
06/07/2000 | 16:30
Compartilhar notícia


A contagem regressiva é estampada em jornais, programas de televisao e nas livrarias planejando abrir em horários noturnos: milhoes de americanos nao podem esperar para conhecer as novas aventuras de Harry Potter, uma saga literária que se converteu em sucesso mundial. O novo livro começa a ser vendido no sábado.

Harry é um órfao com poderes mágicos que, apesar de impressionantes, nao sao suficientes para domar o rebelde cabelo do herói-mirim, inventado pela escritora britânica Joanne Rowling. O culto às aventuras de Potter transformou-se, há alguns meses, em fenômeno sociológico, uma ``Pottermania' que, como nao poderia deixar de ser nos tempos atuais, se traduz em centenas de sites da Internet.

Foram impressos quase quatro milhoes de exemplares de ``Harry Potter and the Goblet of Fire' (Harry Potter e a Taça de Fogo), quarta aventura da série. O número impressiona: é quarenta vezes maior do que a tiragem de um best-seller comum.

Na segunda-feira, Harry Potter foi a capa do prestigioso New York Times. Suas aventuras estao há 80 semanas na lista de ``mais vendidos' do jornal. No sábado, um telao instalado na Times Square vai celebrar a chegada da ``taça de fogo'.

Como ditam as regras do marketing, o lançamento do livro foi orquestrado como uma cuidadosa operaçao logística e comercial. O título foi mantido em segredo durante muito tempo, as livrarias ficarao abertas até uma da madrugada e o público será saudados por magos e videntes.

A operaçao parece ter funcionado: a livraria da Internet Amazon.com, que mobilizará 9 mil caminhoes no sábado para entregar o precioso impresso, registrava, na quinta-feira, 320 mil pedidos no seu site. Outras centenas de milhares de pedidos foram apresentados nas livrarias normais e nas bibliotecas municipais, enquanto os leitores que estao em listas de espera podem ser contados às centenas.

``Temos 430 pedidos prévios, algo nunca visto', explica Suzy Dexter, da livraria Politics and Prose, de Washington. ``Habitualmente, para um livro de um autor famoso, temos... cinco.' Judy Corman, porta-voz da Scholastic, editora americana da obra, diz que ``nunca, nos Estados Unidos, um livro foi impresso em tal escala, seja para crianças ou para adultos'.

O primeiro volume da série ``Harry Potter e a Pedra de Sorcerer', publicado em 1998, teve uma primeira tiragem de 50 mil exemplares; o segundo, ``Harry Potter e a Câmara dos Segredos', teve 100 mil e o terceiro, ``Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban', saiu com tiragem inicial de 150 mil exemplares.

Mas em pouco tempo já tinham sido impressos, somando os três volumes, 20,9 milhoes de exemplares só nos Estados Unidos (35 milhoes em todo o mundo). O sucesso foi tal que o New York Times decidiu publicar, a partir de 23 de julho, uma lista separada de mais vendidos infantis: havia três meses que Harry Potter ocupava três dos 15 lugares da lista.

A série, que completaria sete volumes, cada um deles narrando um ano da vida de Harry Potter, dos 11 aos 18 anos, é dirigida às crianças entre 9 e 13 anos. Mas, segundo Judy Corman, uma pesquisa da editora mostra que, nos Estados Unidos, 43% dos livros eram lidos por maiores de 14 anos. Sem contar os adultos que apreciam as peripécias ao ler as histórias para os filhos.

``Está bem escrito, é mágico, é uma história maravilhosa', explica Corman. Para Elizabeth Fornier, livreira em Washington, ``as crianças se identificam com esse herói tímido, um pouco solitário'.

A ``Pottermania' deve em breve chegar ao cinema. Um filme sobre o personagem deve estrear em 16 de novembro de 2001, embora Warner Bros, detentora dos direitos, já tenha iniciado a venda mundial de produtos derivados, como camisetas, vendidas pela Internet.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;