Diarinho Titulo Filmes de Natal
Temporada de produções temáticas

Chegada do Natal, celebrado no dia 25, faz com que filmes e animações especiais agitem a programação

Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
02/12/2018 | 14:45
Compartilhar notícia
Divulgação


Os enfeites temáticos, as luzes chamativas e as árvores de Natal já tomam conta das casas, apartamentos, prédios, ruas e pontos turísticos. É o clima da maior festa do calendário cristão aumentando cada vez mais com a aproximação do dia 25, quando o feriado é celebrado mundialmente. Como aquecimento para a data, novos filmes e animações inspirados no assunto sempre aparecem em diferentes plataformas para divertir o público.

Esse gênero de produções é um dos mais tradicionais, com levas anuais sempre em desenvolvimento. Por grande parte das obras ser feita nos Estados Unidos, todos os detalhes mostrados na tela levam em conta a celebração realizada no Hemisfério Norte, com todo o clima gelado característico do inverno na região nesta época – no Hemisfério Sul, onde o Brasil está localizado, o verão é a estação do momento e, por isso, não temos neve nem todos os casacos e toucas que os personagens mostrados costumam vestir.

O mais recente exemplar de produção do gênero é Crônicas de Natal, recém-chegado ao catálogo da Netflix com cópias dubladas e legendadas. No longa-metragem, os irmãos Kate e Teddy Pierce tentam flagrar a chegada do Papai Noel pela chaminé em vídeo e acabam causando acidente em seu trenó, que coloca em risco a distribuição de presentes pelo mundo. Enquanto tentam encontrar maneira de arrumar tudo, acompanham de perto a ‘verdadeira’ versão do famoso e mágico personagem.

Ainda em cartaz nos cinemas do Grande ABC, a edição em desenho animado de O Grinch leva os espectadores para o mundo no qual o monstro verde protagonista odeia o clima festivo da comunidade ao seu redor. Ele está acostumado a realizar pequenas malvadezas e tem como plano principal, desta vez, invadir a casa das pessoas para roubar os pacotes que todos esperam encontrar debaixo das árvores quando acordarem. O conto é baseado em livro infantil do escritor norte-americano Dr. Seuss e foi publicado originalmente em 1957. As confusões geram risos e ensinam sobre o espírito natalino esquecido pelo rabugento Grinch.

‘Um Conto de Natal’ tem tradição

A chegada do fim do ano faz com que diversas histórias temáticas voltem a ser lembradas por conta de suas mensagens de aprendizado estimuladas pela chegada da data especial. Uma das obras mais tradicionais é Um Conto de Natal (A Christmas Carol, no original em inglês), livro do escritor britânico Charles Dickens (1812-1870), cujo lançamento inicial ocorreu em 1843.

Trata-se de jornada vivida por Ebenezer Scrooge, homem rico e que adora acumular dinheiro sem se importar com as outras pessoas. Ele odeia a chegada das festas e, na noite de Natal, recebe a estranha visita de três espíritos, cada um representando passado, presente e futuro. O objetivo é que o protagonista perceba como a vida pode ser especial e que é possível retomar sua alegria natalina quando acordar do que imagina ser um sonho.

Por sua popularidade, a história inspirou homenagens em mídias como filmes, desenhos animados, teatro e outros livros. Figuras como Mickey Mouse, Tio Patinhas, os Smurfs e a turma dos Muppets, por exemplo, já fizeram suas versões ao longo dos anos. Uma das adaptações modernas é Os Fantasmas de Scrooge (2009), longa-metragem com montagem digital do ator Jim Carrey no papel principal. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;