Cultura & Lazer Titulo
Leila Pinheiro lança 'Mais Coisas do Brasil'
Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
07/09/2001 | 18:12
Compartilhar notícia


Leila Pinheiro está de volta à gravadora que a lançou, em 1986, a Universal (antiga Polygram). Para celebrar o retorno, coloca no mercado Mais Coisas do Brasil (R$ 25 em média), uma espécie de continuação de Coisas do Brasil, último disco com o selo da major, de 1993.

Mais Coisas do Brasil reúne algumas das músicas mais conhecidas do repertório da cantora paraense, registradas ao vivo. O show, realizado em julho no Rio de Janeiro, também deu origem ao DVD homônimo.

Com o novo trabalho, Leila Pinheiro confirma a tendência pop que vinha abraçando em seus últimos discos, nos quais gravou Marina Lima, Dulce Quental e Frejat. Monte Castelo (de Renato Russo), por exemplo, é um dos carros-chefe do trabalho.

“Essa música e Catavento e Girassol são muito conhecidas, e o público sempre pede nas apresentações”, disse a cantora. Ainda na linha pop, tem Tudo Bem, de Lulu Santos, e Um Dia, Um Adeus, de Guilherme Arantes.

Na porção pop, Leila Pinheiro se sai bem, como boa cantora que é. O resultado é uma interpretação tecnicamente apurada e honesta. Mas não há dúvidas de que a ela transita muito melhor – e com muito mais sentimento – nas canções de MPB, com sotaque bossa nova.

Catavento e Girassol fica um primor na sua voz. Em Serra do Luar, de Walter Franco, Leila imprime certa dramaticidade. E, se fica à vontade no estilo que a acompanha desde o início, desfila com desenvoltura pelo bolero Besame e mostra que tem ginga ao cantar o samba Coração em Desalinho.

“Este disco deve ter uma boa aceitação porque é bem brasileiro. Tem samba, bossa, bolero e mostra a diversidade musical do país”, afirma a cantora. Segundo Leila, o álbum também será lançado no Japão, onde possui um público fiel.

E como a coroar sua popularidade, o CD contém a faixa Felix, presente no segundo volume da trilha sonora da novela Porto dos Milagres, da Rede Globo. Os arranjos são ricos, e a leitura tende sempre à suavidade.

Tanto o DVD quanto o álbum são uma espécie de prolongamento das comemorações pelos seus 20 anos de carreira, completados no ano passado. Tanto que no vídeo há, além do show, informações e imagens sobre sua trajetória, incluindo entrevista e um áudio com Leila cantando aos 3 anos de idade.

Por conta de Mais Coisas do Brasil, Leila Pinheiro adia mais uma vez um projeto acalentado há tempos, de gravar um disco só com composições de Paulinho da Viola. “Esse álbum precisaria de um tempo maior de elaboração. Além disso, é um CD mais sofisticado, todo mundo adora Paulinho da Viola mas as canções de domínio público dele são poucas”, diz.

Até lá, porém, os fãs de Leila Pinheiro têm em mãos um trabalho bem selecionado e bem produzido. A turnê de Mais Coisas do Brasil – que certamente não terá a mesma quantidade de músicos no palco – deve começar apenas em novembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;