Política Titulo
Alckmin: governo Lula tem 'sanha arrecadatória'
Do Diário OnLine
03/02/2005 | 17:18
Compartilhar notícia


O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), acionou sua 'metralhadora' de críticas em direção ao governo Luiz Inácio Lula da Silva. Durante a apresentação do balanço financeiro de sua administração em 2004, nesta quinta-feira, ele afirmou que Lula e sua equipe possuem uma impressionante "sanha (ira) arrecadatória". "Na sua sanha arrecadatória, o governo federal promove uma verdadeira sangria de tributos, que não são partilhados com Estados e municípios", disse.

Para Alckmin, o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) é um imposto que representa esse desejo do governo federal. De acordo com números apresentados pelo governador, em 1996 a União ficava com 66,88% do ICMS recolhido em São Paulo e o Estado com apenas 33,2%. Já em 2004 estes números saltaram para 74,3% (governo federal) e 25,7% (Estado).

Na opinião do governador tucano, partido que faz dura oposição ao governo Lula, é possível aumentar a arrecadação sem que haja uma verdadeira "sangria" tributária. "Estamos pagando religiosamente nossas dívidas sem aumentar a carga tributária."

A declaração de Geraldo Alckmin acontece em um momento que petistas e tucanos trocam acusações. Nesta quarta-feira, durante uma série de discursos no município de Guarulhos, região metropolitana de São Paulo, Lula disse que pegou o Brasil em 2002 "depois de um vendaval, como aquele que deu na Ásia" – referência às 'tsunamis' que devastaram o sul da Ásia no dia 26 de dezembro do ano passado e vitimou aproximadamente 280 mil pessoas.

A declaração foi rebatida imediatamente pelo líder do PSDB no Seando, Arthur Virgílio (AM). Ao saber das palavras de Lula, o parlamentar pediu para que Lula pare de falar bobagens. "Lula tem que parar de falar bobagem e de culpar o governo passado pela inércia de seu governo. Houve mesmo um vendaval em 2002, mas causado pela perspectiva de sua eleição, todo mundo sabe disso."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;