Internacional Titulo
França considera escravidão crime contra a humanidade
Das Agências
10/05/2001 | 15:05
Compartilhar notícia


O parlamento da França reconheceu a escravidão e o tráfico de negros como crimes contra a humanidade ao aprovar, em segunda leitura no Senado, uma proposição de lei nesse sentido já votada pela Assembléia Nacional, nesta quinta-feira.

O documento aprovado visa "inscrever no direito francês uma condenação moral do tráfico e da escravidão", declarou o secretário de Estado, Christian Paul.

"Trata-se de uma lei contra o esquecimento e que faz entrar pela porta da frente todos aqueles que lutaram contra a escravidão. Estes fatos fazem parte de nossa história, uma história dolorosa e da qual desejamos tirar lições", declarou.

O texto aprovado prevê que "os programas escolares e os programas de pesquisa em história e ciências humanas devem colocar o tráfico negreiro e a escravidão no lugar que merecem".

A proposição de lei aprovada recomenda igualmente que o Governo fixe por decreto uma data para comemorar a abolição da escravatura na França e também a criação de um comitê de personalidades "para garantir a perenidade da memória dos escravos".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;