Turismo Titulo
Piedade, entre frutas e cachoeiras
Fabiana Chiachiri
Do Diário do Grande ABC
03/12/2003 | 18:16
Compartilhar notícia


Belezas naturais em forma de cachoeiras e pedras são opção de passeio para quem não quer ir muito longe. A pouco mais de 100 km da capital, Piedade se caracteriza por conservar a vegetação natural de parte da Mata Atlântica. A cidade é conhecida pelas tradicionais festas do Morango, da Alcachofra e do Caqui. Suas características agrícolas garantem a produção de 120 diferentes produtos. O município também é responsável por 30% do abastecimento de hortaliças da capital.

Entre os principais pontos turísticos, as cachoeiras do Bernardo, do Jurupará e do Padre se destacam. Como passeio histórico a indicação é a construção do século XIX da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade. No local, os visitantes ainda encontram os traços da trajetória da pequena capela que em 1847, tomou porte de paróquia e, em 1851, tornou-se matriz.

Uma visita por uma trilha em meio à Mata atlântica também vale. Percorrendo os recantos, o turista pode chegar à primeira usina hidrelétrica de Piedade, construída em 1910. Pelo percurso ainda é possível comprar mudas das mais variadas plantas.

Na parte de hospedagem, a cidade consegue agradar a todos os gostos. Turistas adeptos de esportes de aventura têm a opção do Recanto Dourado. . Quem prefere se isolar do núcleo urbano pode se hospedar em um dos chalés da pousada Vale dos Eucaliptos (veja preços e serviço na reportagem abaixo).

Parque – Quem for a Piedade também não pode deixar de conhecer o Parque Ecológico Manacá. Incrustado na serra de Paranapiacaba a uma altitude de 900 m, o parque tem mais de 340 mil m², dos quais, mais de 240 mil m² de mata inexplorável, rica em fauna e flora. No parque, dezenas de árvores são usadas na prática de ponte pênsil, parede de escalada, falsa baiana e tirolesa com 100 m de extensão sobre a represa de Itupararanga, conhecida como uma das principais áreas de recreação de Piedade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;