Economia Titulo
Funcionários da Eluma fazem paralisação como protesto
Vivian Costa
Do Diário do Grande ABC
31/01/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Os trabalhadores da Eluma, de Santo André, cruzaram os braços ontem em protesto as 33 demissões que ocorreram no decorrer de janeiro nas duas unidades da empresa Utinga e Capuava. Geovani Correia de Souza, que trabalha na empresa há 13 anos, e faz parte do conselho executivo do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá, afirma que a direção da empresa não quer negociar.

 Souza afirma que há boatos de que a autopeças, que produz laminados, barras, perfis e arames de cobre e suas ligas e tubos de cobre, vai dispensar 10% de seus 1.300 funcionários. "A empresa vem demitindo aos poucos para não causar alarde, e se recusa a conversar para falar o que está acontecendo", explica.

 O sindicalista afirma que se a paralisação desta sexta-feira foi um alerta. "Se a empresa demitir mais iremos parar por tempo indeterminado", comenta. 

REDUÇÃO - Os trabalhadores da autopeças Samot, de São Paulo, aprovaram a proposta de redução da jornada em 20%, e de salário em 15%, pelo prazo de 90 dias, a partir desta segunda-feira. O acordo prevê, também, estabilidade no emprego nos próximos três meses após o fim do período de redução, totalizando 180 dias de garantia de emprego. A redução é válida para 650 trabalhadores de duas unidades da empresa.

 Na próxima segunda-feira os 200 funcionários da fabricante de alarmes e antenas Olimpus Industrial e Comercial Ltda, vão fazer assembleia para aprovar outra proposta de redução de jornada e salário, informou o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes.

 O sindicato também firmou dois acordos de suspensão de contrato de trabalho com a Indebras e a Basso Componentes, pelo prazo de até cinco meses, e com garantia de emprego aos trabalhadores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;