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Festival do Chocolate se torna ‘vitrine a novatas’
Luciele Velluto
Do Diário do Grande ABC
29/07/2006 | 08:20
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O 2º Festival do Chocolate de Ribeirão Pires se mostra um bom negócio não só para os consumidores, mas também para quem está lá para vender seus produtos. Para os empresários da cidade, o evento vai além do faturamento e é encarado como uma vitrine para aumentar os negócios e divulgar as marcas locais para todo o Grande ABC.

A Cacau Show é um bom exemplo de interesse em aparecer na feira, pois a franquia de Ribeirão Pires está a pouco mais de um mês instalada no Centro da cidade. “O festival ajuda no faturamento. Mas, para nós, o mais importante é a divulgação. A aceitação da loja está excelente. Estão gostando muito do nosso produto no festival. O que mais vendemos são as trufas”, afirma o sócio-proprietário Carlos Ronie.

Para participar do evento, Ronie conta que foi necessário organizar todo o estoque e aumentar o número de funcionários. “Na semana, é feito um pedido a mais só para atender a demanda do festival. Também contratamos mais duas pessoas temporárias para atender na barraca”, diz.

Na segunda participação na festa, a doçaria Barraca da Tereza aproveita para expandir seus negócios e aumentar o lucro. Segundo a proprietária, Vanessa Ribeiro Clemente, o investimento para participação foi de R$ 3 mil. “Gastamos com o espaço e uniformes para os atendentes. Tivemos também que reforçar a produção com mais dois funcionários na cozinha, além de três contratados para a barraca”, explica.

A doçaria, que começou há cinco anos como uma barraca na feira de artesanatos de Ribeirão Pires, hoje tem duas lojas: uma na cidade e outra no Mauá Plaza Shopping, em Mauá. Para Vanessa, o investimento não é pequeno mais compensa. “Dá para triplicar o que se gastou. Acho que vamos dobrar o faturamento do mês. Tem gente na feira que já recuperou o investimento no primeiro final de semana”, afirma. A pequena empresa preparou até um produto especial para participar do evento, uma torta musse de chocolate com o nome Festival.

Esperando um mês bem rentável com a feira, Aparecida Arruda de Oliveira Cabral, proprietária da Barraca Junici Bolos e Tortas, está pela segunda vez no evento com a idéia de divulgar sua marca para os visitantes. O custo da participação está em torno de R$ 1,8 mil, com direito a ar condicionado na instalação.

Um dos pontos positivos que o festival trouxe para o negócio é o aumento das encomendas, segundo Aparecida. “As pessoas daqui já me conhecem porque trabalho na feira de artesanato. Já que é de fora, provaram meu produto e alguns me estão ligando para pedir bolos, tortas, entre outros. É um ganho de clientela”, fala.

Para os organizadores, este é um dos objetivos do evento: promover a economia da cidade. “O festival é uma vitrine do que é produzido no município. Vamos movimentar o comércio local”, afirma Marcelo Menato, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ribeirão Pires. Participam do evento 23 barracas de chocolate, 17 de alimentos em geral, 15 de artesanato e 21 de malhas. O festa ainda acontece neste final de semana e no próximo. A programação está no site www.ribeiraopires.gov.sp.br.




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