Nacional Titulo
Brasil nao possuiu estatísticas ambientais organizadas, admite IBGE
Do Diário do Grande ABC
05/06/2000 | 17:56
Compartilhar notícia


O presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Sérgio Besserman, admitiu nesta segunda, durante a abertura do 12.º Simpósio sobre Recursos Naturais e Meio Ambiente, na sede da Petrobrás, no Rio, que o País "nao possui estatísticas ambientais organizadas". Segundo ele, esses dados só deverao estar compilados de maneira sistemática e disponíveis para o público no fim do primeiro semestre de 2001, quando está previsto o lançamento do 1.º Volume de Estatísticas Ambientais do Brasil.

Para concluir o trabalho, o IBGE está firmando convênios com o Ministério do Meio Ambiente, a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), organizaçoes nao-governamentais (ONGs) do setor ambiental e universidades federais. "As estatísticas e informaçoes ambientais existem hoje de forma esparsa, sem metodologia definida, e precisam ser sistematizadas", diz Besserman. Segundo ele, o volume terá dados atualizados e deverá ser publicado anualmente a partir de 2001.

"A sociedade da informaçao e do conhecimento é o principal assunto do próximo século, um assunto no qual ainda somos ignorantes em diversos pontos", afirmou o presidente do IBGE. "Mas o primeiro passo é reconhecer isso". Entre os pontos do trabalho, ele citou o inventário do clima, que será realizado a partir de informaçoes do Ministério da Ciência e Tecnologia. Também haverá seçoes sobre solo, vegetaçao, fauna, parques nacionais e reservas ambientais. "Hoje, muitos de nossos escossistemas sao desconhecidos".

Sem mapeamento - O presidente do IBGE também criticou o fato de nao haver no Brasil um mapeamento detalhado do território nacional. Segundo ele, apenas 1,1% do território do País está mapeado na escala 1 por 10 mil - os EUA estao totalmente mapeados nessa escala. Besserman informou que até mesmo na escala 1:250 mil ainda existem buracos no sul do Maranhao, Piauí Amazônia e noroeste da Bahia. "Temos o mapeamento completo no País apenas na escala 1:500 mil", lamentou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;