Internacional Titulo
Chanceler chileno adverte procurados pelo juiz Garzón
Do Diário do Grande ABC
29/12/1999 | 16:36
Compartilhar notícia


O governo chileno advertiu nesta quarta-feira algumas dezenas de chilenos procurados pelo juiz espanhol Baltasar Garzón, que move processo contra o ex-ditador chileno Augusto Pinochet, que nao pode protegê-los fora das fronteiras do Chile.

O chanceler Juan Gabriel Valdés ordenou a seus assessores que localizem os senadores e outras figuras públicas que aparecem na lista de 36 chilenos feita por Garzón para preveni-los sobre a rodem de prisao que o juiz espanhol está prestes a entregar à polícia internacional.

Entre os procurados pro Garzón estao membros da antiga Junta Militar, ex-ministros de Pinochet e legisladores atuais que trabalharam para a ditadura.

A lista de senadores e personalidades públicas que Garzón deseja interrogar sobre violaçoes dos direitos humanos durante o regime de Pinochet inclui o ex-ministro do Interior Sergio Fernandez, que depois foi legislador designado até ser eleito democraticamente em 1997. Também estao na lista a ex-ministra de Justiça e Educaçao e atual reitora de uma universidade particular Monica Madariaga e o ex-membro da Junta Militar, ex-senador designado e atual legislador eleito Rodolfo Stange.

A maioria dos chilenos da lista sabe da situaçao há meses e ante a possibilidade de Garzón já ter assinado as ordens de detençao evita viajar ao exterior. Fontes da chancelaria disseram que a ordem de detençao era "iminente".

Garzón é o responsável pela detençao de Pinochet, sob prisao domiciliar em Londres desde outubro de 1998. Em 20 de março próximo, os advogados do ex-ditador farao a última tentativa legal de evitar sua extradiçao para a Espanha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;