Internacional Titulo
Artrite reumatóide está vinculada ao café
Do Diário do Grande ABC
25/07/2000 | 18:06
Compartilhar notícia


As pessoas que tomam muito café poderiam ser mais suscetíveis a cair vítimas de artrite, segundo um estudo recente. O estudo, realizado na Finlândia e publicado pela revista Annals of Rheumatic Diseases, da British Medical Association, descobriu que as pessoas que tomavam mais de quatro chícaras de café por dia sao duas vezes mais suscetíveis de sofrer dessa enfermidade que as que tomavam menos.

Ainda que o estudo nao estabeleça uma relaçao direta entre o café e a artrite reumatóide, é o primeiro que produz indícios de um vínculo. Ainda que alguns experts tenham dito que o estudo merece novas investigaçoes, outros questionaram sua validez.

Os cientistas nao sabem exatamente o que causa a artrite - que aflige cerca de 1% da populaçao e é incurável - mas estudos recentes indicaram um possível vínculo com o ato de fumar e a obesidade.

A artrite reumatóide nao é o tipo normal de artrite que costuma afligir às pessoas de idade avançada, mas que ocorre por causa de problemas no sistema imunológico e ataca as articulaçoes, causando inflamaçao, dor e imobilidade.

O novo estudo avaliou a freqüência com que cerca de 19 mil finlandeses tomaram café, ao longo de 15 anos. Nenhum sofria de artrite reumatóide quando começou a experiência, nos anos 70.

Em 1989, 0,5% dos que tomavam mais de três chícaras de café sofriam de artrite reumatóide, comparado com 0,2% entre os que tomavam menos. Na Finlândia toma-se bastante café.

O estudo conjeturou que há algum ingrediente nao identificado do café que poderia estar causando a produçao do fator reumatóide, um anticorpo que pode ser detectado no sangue, anos antes de que surja a artrite.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;