Economia Titulo
Ford efetiva empregados temporários
Michele Loureiro
Do Diário do Grande ABC
29/07/2009 | 07:00
Compartilhar notícia
Edmilson Magalhães/DGABC


A Ford, montadora de automóveis e caminhões em São Bernardo, anunciou a efetivação de aproximadamente 40 empregados temporários que teriam os contratos encerrados neste mês.

Segundo a empresa, as efetivações serão definidas após avaliações de desempenho, conforme acordado previamente com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. O número total de funcionários efetivados será divulgado em breve, após este período de análise.

Segundo o sindicato, em junho 96 funcionários foram efetivados - o que contabiliza 136 trabalhadores este ano. "O momento de recuperação é um aliado para que possamos lutar pela contratação destes trabalhadores, que até então sabiam que só atuariam por um tempo determinado e agora podem comemorar a boa notícia", destacou Paulo Cayres, coordenador-geral do SUR (Sistema Único de Representação) da Ford.

Em setembro, cerca de 40 outros contratos vão terminar. "O acordo de trabalho temporário já prevê o desligamento. Mas já estamos iniciando negociações para que mais esta leva de colaboradores permaneça na empresa", informou Cayres.

A Ford não divulga o número de empregados temporários que atuam na unidade da região, que conta com 3,5 mil funcionários entre horistas e mensalistas. "Não temos como certificar este número, mas vamos trabalhar por grupos. Conforme os contratos forem acabando, iniciamos negociações e tentaremos incorporar os trabalhadores ao quadro definitivo da empresa", ressaltou o coordenador.

Segundo o representante do sindicato, o setor que mais preocupa na Ford é o de caminhões. "A produção ainda está abaixo dos números de 2008 e requer atenção. Estamos de olho nesta situação", comentou Cayres.

CENÁRIO PARECIDO - Acompanhando o cenário de retomada da Ford, a Volkswagen, também em São Bernardo, já realizou 530 contratações de mão-de obra-temporária este ano. Além disso, houve de cerca de 670 efetivações no primeiro semestre de 2009. E, segundo o sindicato, outros 600 colaboradores podem ser efetivados até o final do ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;