Automóveis Titulo
Carga eletrificada
Nilton Valentim
23/11/2018 | 07:26
Compartilhar notícia


Os veículos elétricos roubaram a cena durante o Salão do Automóvel de São Paulo. Os carros movidos a energia limpa marcaram presença nos estandes de quase todas as marcas, com lançamentos, início de vendas e apresentação de modelos. Mas não são apenas os leves que podem ser carregados na tomada. Os caminhões também já rodam pelas ruas brasileiras à base de eletricidade.
Um dos exemplos é a linha e-Delivery, da Volkswagen, que acaba de ganhar mais um integrante, o e-Delivery 13 toneladas, que foi desenvolvido na configuração 6x2, que se junta ao irmão mais novo, o 11 toneladas 4x2.
Os caminhões inclusive já estão nas ruas de São Paulo trabalhando na distribuição de bebidas de uma conhecida fabricante de cervejas e de refrigerantes.
O caminhão foi concebido no centro de desenvolvimento da VW Caminhões e Ônibus em Resende, no Rio de Janeiro. O motor elétrico entrega até 180 kW de potência com autonomia de até 200 quilômetros, variando de acordo com as condições de operação.
O terceiro eixo vem com rodas simples e suspensor para otimizar ainda mais a operação. O modelo também traz sistema de leitura inteligente da massa transportada pelo veículo para ajustar o consumo de energia, em conjunto com o Eco-Drive Mode.
Além dos caminhões e-Delivery 11 toneladas 4x2 e 13 toneladas 6x2, a empresa acaba de apresentar também o ônibus Volksbus e-Flex, que combina a propulsão elétrica a motores abastecidos com gasolina, etanol ou que até mesmo utilizem gás natural ou biometano. Ele começa a rodar já no ano que vem nas ruas brasileiras e vai entrar no portfólio de vendas da marca apenas seis meses depois do caminhão e-Delivery, que está previsto para ser fabricado em série a partir de 2020.

NA EUROPA
A Ford começou a produção da van elétrica StreetScooter Work XL na fábrica de Colônia, na Alemanha. O modelo, baseado no chassi da Transit, é equipado com motor elétrico e carroceria projetados e construídos de acordo com as especificações da marca StreetScooter, fabricante alemã de veículos elétricos.
A Ford e o grupo Deutsche Post DHL, em cooperação com a StreetScooter,  são pioneiros na eletrificação de veículos para entregas, com capacidade de produção anual de 3.500 unidades. Cerca de 180 empregados da Ford estão trabalhando em dois turnos para produzir até 16 unidades por dia. (com Agências) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;