Internacional Titulo
Casal viaja com os corpos de seus gêmeos na bagagem de mão
Das Agências
08/08/2002 | 12:45
Compartilhar notícia


Uma sueca, que na semana passada, na Finlândia, deu à luz a gêmeos que morreram ao nascer voltou para seu país levando os corpos dos bebês em sua bagagem de mão, informou a polícia nesta quinta-feira.

A mulher, acompanhada de seu marido, foi recebida no aeroporto Arlanda de Estocolmo por uma equipe médica e por policiais, segundo testemunhos publicados pelo jornal Aftonbladet.

"A companhia SAS se recusou a embarcá-los, mas a empresa Finnair aceitou", declarou um porta-voz da polícia de Arlanda. As autoridades da Finlândia também confirmaram a informação.

"Imagino que o pessoal da segurança não detectou os bebês", explicou um funcionário do aeroporto de Turku.

Em 2 de agosto passado, a mulher, residente em Eskiltuna (110 km a oeste de Estocolmo), chegou à maternidade local para dar à luz prematuramente. Por falta de meios adequados, o hospital enviou-a para um hospital universitário de Uppsala, 70 km ao norte da capital, mas ali também não puderam socorrê-la.

A mulher foi então transportada de helicóptero para o hospital de Turku, na Finlândia, onde finalmente pôde dar à luz, em 3 de agosto. Uma criança nasceu morta e a outra faleceu logo depois de nascer.

Este caso relança, a um mês das eleições legislativas, o debate sobre as graves carências do sistema de saúde sueco no geral e das maternidades em particular.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;