Internacional Titulo
Prisão de suposto terrorista nos EUA é ilegal, diz advogada
Das Agências
11/06/2002 | 18:39
Compartilhar notícia


A advogada do norte-americano José Padilla, hoje chamado de Abdullah Al Muhajir, acusado de planejar um ataque com bomba radioativa contra os Estados Unidos, apresentou nesta terça-feira um pedido de libertação dele, alegando a inconstitucionalidade da detenção.

A advogada Donna Newman apresentou o pedido de habeas-corpus ante a Justiça distrital de Nova York, questionando a legalidade da detenção de seu cliente sem uma acusação formal. "Por causa disso, a comunidade de advogados de defesa está incomodada", afirmou.

"O governo usou os meios de comunicação para pintá-lo como malfeitor, mas nem sequer apresentou uma acusação", disse. O suspeito está na condição de preso incomunicável, disse Newman, dois dias depois que ele foi levado de Nova York à prisão naval da Carolina do Sul, no Leste do país.

Padilha foi preso em maio quando desembarcava em Chicago proveniente do Paquistão sob a suspeita de pertencer à rede de terrorista Al Qaeda, de Osama Bin Laden, e de planejar um atentado com uma “bomba suja” em Washington. As chamadas "bombas sujas" são explosivos comuns, acondicionados com material radioativo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;