Automóveis Titulo Icônicos
Clássicos são fonte de inspiração
Nilton Valentim
16/11/2018 | 07:54
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Antever o futuro é uma das funções de eventos automobilísticos, como o Salão Internacional de São Paulo, cuja 30ª edição se encerra no domingo. Entretanto, no meio de tantos modelos inovadores, há espaço para ícones do passado. Modelos que se consagraram por todo o planeta e escreveram capítulos importantes na história.

Na Capital paulista, a Fiat homenageou um dos seus carros mais emblemáticos, o 500. O ‘pequeno notável’ tem espaço de destaque no estande da montadora italiana com três modelos, um fabricado em 1969 com motor a gasolina, com 21 cavalos de potência, e com mala para bagagem fixada na parte traseira (até porque não há muito espaço no interior), um 500 Sport e o novo Fiat 500X Cross Diesel 1.6 16V, com 120 cavalos, produzido na Itália.

O Fiat 500 nasceu em 1957 e foi fabricado ininterruptamente até 1975. Depois, voltou em 2008.

O 500X é feito na fábrica de Melfi (Itália) e comercializado na Argentina, Uruguai, Chile, Costa Rica, Colômbia e Equador. Em São Paulo, a Fiat quer testar a aceitação do público brasileiro à versão mais moderna do carrinho e a possibilidade de ser importado, dependendo dos fatores econômicos.

A Volkswagen também bebeu na fonte do passado. Aproveitou o evento paulistano para prestar homenagem ao Gol GTI, versão esportiva do carro, que foi apresentado ao público no Salão do Automóvel de 1988.

Três décadas depois, o hatch quadrado, com tom exclusivo de azul, ainda se mantém como um dos ícones da indústria brasileira. Tanto que nesta edição mereceu tratamento de gala. Ficou estacionado ao lado dos conceitos Polo e Virtus GTI.

O Gol GTI, com motor 2.0, chegou para substituir o GTS, seu antecessor, que tinha em baixo do capô um propulsor 1.8 e que também fez sucesso com a juventude da época.

A Volks também abriu espaço para outros modelos icônicos durante o Salão de São Paulo deste ano. Integrantes de clubes de veículos da marca (entre eles o Fusca Club ABC) participaram do evento no fim de semana. Fuscas, Variants, Brasílias, Kombis, entre outros, foram recebidos por Pablo Di Si, presidente da montadora, e desfilaram pelo espaço. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;