Nacional Titulo
Cachorros são sacrificados devido a um surto de Leishmaniose
Do Diário OnLine
08/11/2006 | 17:29
Compartilhar notícia


Um surto da doença leishmaniose visceral está atacando os cachorros da cidade Espírito Santo do Pinhal, no interior de São Paulo. A prefeitura já realizou exames em 3.127 cachorros e 1.080 deles apresentaram a doença.

Uma lei municipal determina que os cães infectados devem ser sacrificados. Cerca de 225 animais já foram mortos. Os proprietários dos animais doentes são notificados e devem sacrificar o animal em até 15 dias. Aqueles que desobedecem a lei podem ter o cachorro tirado à força de casa com um mandado de segurança.

A medida está revoltando os moradores. Muitos deles, estão realizando os testes em clínicas particulares e vários dos exames apresentam resultado contrário ao da Prefeitura.

Doença- A Leishmaniose é transmitida pelo mosquito-palha. O pernilongo pica cachorros, que dentro de seu corpo desenvolvem um protozoário chamado Leishmânia. Quando o mosquito-palha pica novamente este cão e, em seguida o ser humano, a doença é transmitida ao homem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;