Economia Titulo
Mudança no câmbio nao convence os investidores
Do Diário do Grande ABC
14/01/1999 | 15:10
Compartilhar notícia


A mudança nas regras do câmbio pelo Banco Central (BC) nao eliminaram, em um primeiro momento, a desconfiança dos investidores externos quanto à economia brasileira, de acordo com analistas. A credibilidade do País, que atrairia novos capitais para reforçar as reservas, só pode ser alcançada com a aprovaçao do programa de ajuste fiscal.

O presidente do Banco Fleming Graphus e ex-presidente do Citibank no Brasil, Roberto do Valle, alertou que a o nível de saída de dinheiro do Brasil, previsto para os próximos dias, vai ser o "termômetro" do sucesso da mudança no câmbio. "A medida foi na direçao certa, mas se é suficiente, é outra pergunta", avisou do Valle.

Para ele, os investidores externos nao perceberam a troca de presidente do BC e a mudança da política cambial como soluçoes suficientes. "Quem viu esse cenário de fora já assistiu a esse filme em outros lugares, como o México e Tailândia", citou. O presidente do Fleming Graphus também insistiu na necessidade de aprovaçao do ajuste fiscal para impedir a saída de mais reservas. "Se nao vier o ajuste fiscal, as pessoas nao vao acreditar no País", concorda o vice-diretor de Tesouraria do Banco Brascam, Luiz Fernando Romano. Ele lembrou que, sem isto, o Brasil está ameaçado de nao conseguir renovar seus compromissos previstos para vencer este ano - cerca de US$ 33 bilhoes. "Só mexendo no câmbio nao resolve, porque nao se consegue baixar os juros", avaliou o vice- diretor do Brascam. "O câmbio é só um paliativo", afirmou.

Na área internacional do Banco Bozano, Simonsen, o gerente Roberto Campos Neto disse que a eficácia da medida só vai poder ser avaliado nos próximos dias. "O que as pessoas querem saber é como vai ser a administraçao disso no dia-a-dia", afirmou. O fluxo de capitais investidos nos papéis brasileiros vai ser importante para determinar o sucesso da alteraçao, segundo Campos Neto. "Se continuar ruim, o governo terá de fazer alguma outra coisa", afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;