Internacional Titulo
Resolução americana sobre Iraque não será votada antes de 5ª
Da AFP
20/05/2003 | 23:54
Compartilhar notícia


O embaixador dos Estados Unidos na ONU, John Negroponte, informou que a votação do projeto de resolução anglo-americano sobre a suspensão das sanções impostas ao Iraque não acontecerá antes de quinta-feira.

O diplomata disse aos jornalistas que os EUA estão dispostos a considerar as mudanças propostas para o projeto de resolução do Conselho de Segurança. Nesta terça, os membros do organismo discutiram o projeto durante quatro horas.

"É um texto bastante grande. Algumas perguntas exigem um pouco mais de tempo para serem respondidas", explicou, acrescentando que, "à luz de alguns temas, há outros que os co-participantes (do projeto da resolução) estão dispostos a considerar".

"Entramos em um acordo para que a votação seja na quinta-feira de manhã, em qualquer cenário", acrescentou.

Se for aprovada, a resolução suspenderá imediatamente as sanções da ONU ao Iraque e remeterá os ganhos do petróleo a um fundo de desenvolvimento que será usado de acordo com as orientações dos países ocupantes.

Antes disso, Negroponte havia pedido que a votação fosse na quarta-feira. "Os Estados Unidos foram o mais longe que puderam para tentar conciliar as preocupações expressas por outras delegações no último projeto", o terceiro desde 9 de maio, disse Negroponte.

O diplomata americano não entrou em detalhes sobre a reunião, mas o embaixador russo Sergei Lavrov mencionou três pontos que precisam ser esclarecidos. "Acreditamos que o papel do Conselho de Segurança é garantir que a reconstrução do Iraque seja clara", indicou.

A Rússia também pediu a definição de critérios precisos sobre as fases da instalação de "algumas medidas temporárias" antes do estabelecimento de um governo legítimo e internacionalmente reconhecido.

"Temos que entender como tratar os arquivos de desarmamento", indicou Lavrov, referindo-se ao pedido russo para que as sanções não sejam suspensas enquanto os inspetores da ONU não se certificarem de que o Iraque não tem armas de destruição em massa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;