Cultura & Lazer Titulo
Imagens que aterrorizam
Luís Felipe Soares
Especial para o Diário
11/04/2008 | 07:10
Compartilhar notícia


Imagens do outro mundo que aparecem em fotografias. Essa é a premissa do terror Imagens do Além, que chega nesta sexta-feira aos cinemas de São Paulo e a quatro salas do Grande ABC.

O filme conta a história do fotógrafo Benjamin (papel de Joshua Jackson, famoso por seu trabalho como o personagem Pacey, do seriado Dawson’s Creek). Ele acaba de se casar com Jane (vivida por Rachael Taylor, de Transformers). Em meio à lua-de-mel, o rapaz recebe uma boa oferta de emprego, na qual ele deve fazer uma sessão de fotos em Tóquio.

Os dois seguem para o Japão e vão até o Monte Fuji. Mas durante o trajeto para a montanha, acabam atropelando uma mulher que ‘simplesmente’ apareceu no meio da estrada. Abalados com o acidente, eles retornam para ajudar a vítima, mas não encontram nenhum sinal dela.

Benjamin vai à sessão de fotos e Jane resolve passear pela cidade. O fotógrafo se sente à vontade em terras orientais, pois já trabalhou por lá e reencontra alguns conhecidos. Ao conferir o resultado das imagens, ele repara na existência de misteriosas manchas em suas fotografias, que formam silhuetas humanas. Assustada, Jane acredita que essas aparições são da moça que eles teriam atropelado e que agora quer vingar-se do casal.

O thriller conta com a direção do japonês Masayuki Ochiai e é baseado no filme tailandês Espíritos – A Morte Está ao Seu Lado, de 2004. Sucesso de bilheteria em seu país de origem, o trabalho chega a Hollywood com mudanças para o público ocidental, já que algumas referências utilizadas no original remetiam muito ao contexto tailandês.

Imagens do Além é um trabalho dos mesmos produtores executivos de O Grito e O Chamado, outros filmes de origem oriental que tiveram uma releitura norte-americana. Nas primeiras versões do roteiro, a história do casal se passaria na cidade de Nova York. Mas acharam melhor transportar a narrativa para Tóquio com o objetivo de fazer com que o desconforto de Jane em um local desconhecido se tornasse um dos grandes pontos do longa. Para se inteirar mais sobre o tema, a produção visitou uma mostra de fotos em Nova York dedicada apenas às imagens que contêm possíveis presenças de espíritos.

Além das dificuldades de filmar uma adaptação, outra barreira a ser quebrada foi a da língua. O diretor Masayiuki Ochiai não fala inglês e os atores americanos não tinham idéia de como se comunicar em japonês. O trabalho de um intérprete foi essencial para a realização do filme. (Supervisão de Gislaine Gutierre)



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;