Cultura & Lazer Titulo
Feira do livro em Mauá fica mais interativa
Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
21/10/2003 | 18:52
Compartilhar notícia


Mais enxuta e interativa, a 2ª Feira do Livro de Mauá acontece de quinta-feira até domingo, sempre das 10h às 22h, no Paço Municipal da cidade (av. Gabriel Marques, s/nº). O evento terá 33 estandes para livrarias e uma tenda exclusiva para atividades, como palestras com escritores, performances de contadores de histórias, apresentações musicais, exibição de filmes e troca de livros. A entrada e a participação em toda programação é gratuita.

“A Feira não tem a pretensão de ser comercial. A proposta é tratar o livro como um elemento de fetiche, lúdico, fantástico. Por isso a interatividade foi incrementada e as atividades acontecem no Espaço Babilônia, que tem uma tenda em forma de circo”, diz o coordenador de Cultura do município, Guilherme Vidotto.

Por conta dos recursos menores em relação à primeira edição, em 2002, a feira encolheu. O número de estandes caiu de 75 para 33, a área diminuiu de 7 mil m² para 2 mil m² e a duração, de nove para quatro dias. Os organizadores garantem que, apesar de mais compacto, o evento mantém a qualidade. A Feira está orçada em R$ 20 mil e conta com patrocínio da Petrobras.

Entre os palestrantes convidados está o ator Gero Camilo (de Carandiru e Bicho de Sete Cabeças), que fala sobre seu livro de contos A Macaúba da Terra. O encontro será sexta-feira (24), às 20h30. Boa parte da agenda ainda estava sendo montada nesta terça-feira. Haverá também a participação de mais de 30 poetas da região. “Um espaço estará aberto para os visitantes se manifestarem livremente”, afirma Vidotto.

Os shows ficam por conta de músicos do Grande ABC: Fegato, Rubens Kurin, Chico Alves, Costa Senna, Kléber Albuquerque, Coral Municipal e Conjunto Municipal de Flauta Doce de Mauá, entre outros. Duas sessões de cinema (sexta e sábado, às 22h) exibirão os filmes Sonhos de Akira Kurosawa (1996) e Rapsódia em Agosto (1991), ambos do diretor japonês Akira Kurosawa.

O público poderá efetuar troca de livros, CDs e DVDs. No mesmo espaço, a Prefeitura receberá doação para o Sistema de Bibliotecas Públicas de Mauá. Entre as duas tendas – a das livrarias e a das atividades –, haverá barracas de artesanato e comidas.

Para crianças – Em Santo André, a livraria Siciliano do Shopping ABC (av. Pereira Barreto, 42. Tel.: 4438-9875) realiza somente nesta quarta-feira o evento Cidade do Livro. Dirigido a crianças entre 3 e 10 anos, é composto por uma oficina de artes (das 14h às 20h) e três apresentações de teatro de bonecos (às 15h, 16h e 18h30). Tudo com entrada franca.

Na primeira atividade, as crianças confeccionam seus próprios livros orientadas por coordenadoras. O teatro conta com dois personagens: a Traça e o Prefeito, ambos bonecos com 1,60m. O Cidade do Livro existe desde 1997 e é a primeira vez que vem à região.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;