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Americanas.com e Submarino preparam fusão
Priscila Dal Poggetto
Do Diário do Grande ABC
23/11/2006 | 22:25
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Líderes de vendas on-line no Brasil, a Submarino S.A. (Bovespa: SUBA3) e Lojas Americanas S.A. (Bovespa: LAME3 e LAME4) anunciaram quinta-feira a assinatura de acordo que poderá resultar na fusão da Americanas.com – subsidiária integral da Lojas Americanas S.A – com o site Submarino.

O resultado da negociação será a B2W Companhia Global do Varejo, com faturamento bruto de R$ 1,6 bilhão, acumulado nos primeiros nove meses de 2006 (R$ 563 milhões do Submarino e R$ 1 bilhão da Americanas.com), e valor de mercado em torno de R$ 6 bilhões. A companhia terá sede social em São Paulo e será listada na Bovespa – Novo Mercado, com ações ordinárias.

Espera-se que a fusão seja concluída em dezembro de 2006, mas até a data as empresas continuarão com operações independentes. O acordo será apresentado aos acionistas do Submarino e ao controlador integral de Americanas.com em Assembléias Gerais Extraordinárias para aprovação. Se assinado, a B2W será co-presidida pelos atuais presidentes da Americanas.com, Anna Saicali, e do Submarino, Flávio Jansen.

Como o Submarino não possui a figura de um controlador, a operação será efetuada pelo corpo executivo. Por esse motivo a empresa ainda aguarda a confirmação dos acionistas que, além de ficarem com 46,75% do capital da B2W, receberão uma distribuição extraordinária de R$ 500 milhões. Já a Lojas Americanas terá 53,25% do capital da nova companhia.

Segundo comunicado da Amercianas.com, a transação permitirá a “combinação de melhores práticas e possibilitará a expansão do segmento de venda à distância, que hoje tem representatividade menor que 2% do varejo total do Brasil”.

Vantagens – A nova companhia de varejo trabalhará com televendas, catálogos, quiosques e internet. A intenção é competir também no mercado externo. A B2W espera oferecer produtos de mais de 30 categorias por intermédio das marcas Submarino, Americanas.com e Shoptime. Além disso, ampliará os tipos de serviços como viagens on-line, venda de ingressos, download de áudio e impressão digital.

Parceiros – A operação levanta dúvida sobre quem será o parceiro financeiro da nova empresa, ou seja, aquele que efetuará o parcelamento das compras. Atualmente, o Banco Credit Suisse é o assessor do Submarino e o Citigroup, da Lojas Americanas.

Sobre a assessoria legal, o impasse fica entre e escritório de advocacia Mattos Filho Veiga Filho Marrey Jr. e Quiroga Advogados, do Submarino, e a advocacia Barbosa, Müssnich e Aragão Advogados, que trabalha com a Lojas Americanas.



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