Economia Titulo Incentivo à indústria
Rota 2030 deve ser votado nesta semana

Matéria entraria em discussão ontem na Câmara dos Deputados, mas sessão foi cancelada

Yara Ferraz
do Diário do Grande ABC
07/11/2018 | 07:23
Compartilhar notícia


Programa do governo federal voltado à indústria automotiva, o Rota 2030 estava na pauta de votação para aprovação definitiva em sessão extraordinária ontem, na Câmara dos Deputados. Mas, apesar da expectativa, a sessão foi cancelada. A previsão é a de que o tema volte à pauta hoje.

A aprovação tem caráter de urgência, já o prazo para a regulamentação definitiva da MP (Medida Provisória) termina na próxima semana, em 16 de novembro. A votação da matéria aconteceria após a sessão do Congresso Nacional, que foi suspensa por falta de quórum.

O regime é esperado pelas montadoras desde o fim do Inovar-Auto, em 2017, e sofreu diversos atrasos, até o seu anúncio em julho como MP. Entre diversas medidas, o programa determina percentual de abatimento de aproximadamente 10% do total investido em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) pelas empresas do setor em dois impostos: a CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) e o IRPJ (Imposto de Renda da Pessoa Jurídica).

Segundo o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Carlos Marun, o Rota foi colocado como prioridade do governo federal nas próximas votações no Congresso Nacional. A expectativa do governo é que isso aconteça ainda nesta semana. “Entendemos que a medidas é positiva e queremos que a aprovação aconteça ainda esta semana. A semana que vem é curta por conta do feriado (de 15 de novembro, Dia da Proclamação da República)”, disse ele.

A expectativa do setor era a de que a aprovação acontecesse ainda ontem. O presidente da Kia, José Luiz Gandini, chegou a falar sobre o assunto na abertura do Salão do Automóvel. “Esperamos que após as eleições o País volte a caminhar. Hoje (ontem) será votado o Rota 2030. Nós estamos prontos para atender a todas as exigências do programa de melhorias em pesquisa e desenvolvimento”, citou ele, antes do cancelamento. (Colaborou Nilton Valentim) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;