Turismo Titulo
Garopaba:ondas perfeitas para todas as tribos
Da AJB
24/03/2005 | 20:03
Compartilhar notícia


O clima da região Sul do Brasil inspira o contato com a natureza. Aventurar-se em esportes radicais para aproveitar o cenário privilegiado é a pedida. Para quem gosta de pegar ondas, Garopaba é uma excelente opção. Eleita a capital do surfe, a cidade catarinense possui várias praias belíssimas, com ótimas condições para o esporte. Mas não são apenas as ondas tradicionais que atraem os mais corajosos à cidade. Afinal, por que não ousar surfar em dunas? E no ar?

Mesmo tendo se transformado em um dos principais pólos turísticos de Santa Catarina e do país, Garopaba não perde as características rústicas de vila de pescadores, predominando a tranqüilidade, a receptividade e as belezas naturais intactas. Os amantes da natureza podem se deliciar com o mar de águas límpidas, lagoas e as dunas, que compõem um cenário fascinante e ainda quase virgem.

As praias do Siriú e do Ouvidor são cercadas por diversas dunas (que podem chegar a até 40 m de altura), favorecendo a prática do sandboard por possuírem ampla área de inclinação. Siriú está localizada a 9 km do Centro, na estrada que liga Garopaba a Paulo Lopes. O local conta com toda a infra-estrutura necessária para a prática do esporte, oferecendo aluguel de prancha por R$ 3 a hora, chuveiros e lanchonete. A carioca Michelle Sobel, que visita Suriú pela segunda vez, garante que a experiência é gratificante, a despeito dos tombos. “Descer as dunas é a maior adrenalina. A gente rola, engole areia, mas sempre quer mais. Muito divertido!”, empolga-se.

O sandboard (surfe na areia) é uma modalidade recente que foi inventada, segundo se tem notícia, aqui mesmo, no Brasil – mais precisamente, em Florianópolis. As manobras são adaptações das praticadas em outros esportes. Por isso, é normal encontrar um surfista, um skatista ou um snowboarder se divertindo e arriscando saltos ousados nas dunas. O esporte vem crescendo muito nos últimos anos e já tem adeptos em vários países além daqui, como Argentina, Uruguai, Estados Unidos, África do Sul e Austrália.

Garopaba, verdadeiro paraíso à beira-mar, possui nove praias, algumas delas reconhecidas internacionalmente para a prática do surfe. De norte a sul, são elas: Gamboa, Siriú, Garopaba, Preguiça, Silveira, Ferrugem, Barra, Ouvidor e Vermelha. Além disso, a cidade dispõe ainda de cachoeiras e lagoas, que abrigam exuberante fauna e flora. As praias da Silveira e Ferrugem já foram palco, inclusive, de etapas do Campeonato Mundial de Surfe.

A praia da Silveira é famosa pelas ondas perfeitas, que chegam a 3 m de altura, e levam  surfistas de todo o mundo ao delírio. Pelo tamanho e formação de suas ondas, é considerada uma das melhores praias do Brasil para o surfe. A praia da Ferrugem, recheada de muita gente bonita e bronzeada, guarda ondas perfeitas e águas límpidas e esverdeadas.

O modelo Paulo Zulu, que mora em Guarda do Embaú (no município de Palhoça), tem uma pousada e é apaixonado pela região. “Optei por morar aqui porque tenho a chance de viver em um lugar preservado, com consciência ecológica. Também gosto muito de pegar onda! Surfo aqui na Guarda, em Gamboa e na Prainha, mas em Garopaba estão as melhores ondas da região”, garante Zulu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;