Automóveis Titulo Líder de segmento
Strada comemora 20 anos
Nilton Valentim
26/10/2018 | 08:03
Compartilhar notícia
Divulgação


A Fiat Strada, líder do seu segmento desde 2000, chega aos 20 anos no mercado. Lançada em 24 de outubro de 1998, se tornou sucesso de vendas rapidamente graças à versatilidade para ser usada no dia a dia tanto para o transporte de cargas quanto para passeios em família.

A Fiat Strada chegou, há duas décadas, para completar a família Palio em três versões: Working 1.5, Trekking 1.6 8V e LX 1.6 16V. Rapidamente conquistou o público com estilo e confiabilidade, ganhou diversas outras versões e mostrou ser tanto econômica para o trabalho quanto jovem e descontraída para o lazer. O modelo é vendido no Brasil e, atualmente, exportado para Argentina, Paraguai e Uruguai.

No ano em que foi lançada, até por ter chegado no último trimestre, vendeu 2.016 unidades no Brasil das 4.889 produzidas. Dez anos depois, em 2008, já eram 72.045 picapes comercializadas no País e 78.912 fabricadas por ano. Em 2018, até setembro, foram 49.093 unidades emplacadas e 52.320 produzidas, somando 1,36 milhão de picapes vendidas no mercado nacional desde o lançamento. O recorde de vendas em um ano até hoje foi em 2014, com 153.139 unidades, cerca de 70 mil a mais que a segunda colocada. No mesmo ano, a jovem Fiat Strada atingiu a marca de 1 milhão de unidades vendidas no Brasil.

Entre as picapes compactas, o desempenho de vendas da Strada é notável. Suas vendas, quase sempre, superam a soma de todos os demais modelos concorrentes comercializados. Em 2018, sua participação de mercado em seu segmento deve atingir cerca de 53%, com aproximadamente 67 mil produzidas e 65 mil emplacadas.

Um dos destaques da história da Strada foi a chegada da versão com cabine estendida, em 1999. Inédita no segmento, foi um marco graças à praticidade de poder levar malas ou objetos maiores no interior do veículo, mantendo ainda um bom volume na caçamba.

Ela também ganhou sua primeira versão adventure em 2002, conceito muito bem aceito pelo consumidor, e o bloqueio eletrônico do diferencial Locker, em 2008, que foi introduzido para aumentar a capacidade de tração em situações de terreno adversas. No ano seguinte foi a vez da Fiat Strada se tornar a primeira e única picape compacta com cabine dupla no Brasil. Já em 2013 inovou mais uma vez com o lançamento da terceira porta na cabine dupla, solução inédita no segmento.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;