Política Titulo
Lula: viagens ao exterior abrem caminho para novos negócios
Do Diário OnLine
23/09/2004 | 15:17
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira, durante a entrevista coletiva para 13 emissoras de rádio, que suas viagens internacionais abrem caminho para novos negócios no exterior. Ele argumentou que o comércio do Brasil com países da África, da Ásia e da América Latina teve avanços "excepcionais" após as missões oficiais do governo nos últimos 19 meses.

Lula afirmou que o Brasil "passou muito tempo de costas para a América do Sul e virado para a Europa e para os Estados Unidos", opção que ele disse estar disposto a modificar. "Nós queremos construir uma outra geografia mundial. Nós queremos ter Estados Unidos e Europa como grandes parceiros comerciais, mas queremos ter alternativas."

O presidente destacou aos jornalistas os bons resultados do comércio exterior brasileiro. "Quando atingirmos US$ 100 bilhões em exportações, eu e o ministro Furlan (Luiz Fernando Furlan, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) vamos abrir uma champanhe para comemorar, porque o resultado é inédito."

Mas Lula destacou que as relações comerciais do Brasil com os outros países não podem se limitar às vendas. "A política internacional é uma via de duas mãos", explicou. O presidente contou que muitas vezes tem de segurar o ímpeto dos ministros Furlan e Roberto Rodrigues (Agricultura), "que são ótimos vendedores", e explicar a eles que "o Brasil não pode só vender, tem de comprar também, porque senão os outros países não vão ter dinheiro para comprar da gente."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;