Economia Titulo
Venda de açoes excedentes da Petrobras começa este mês
Do Diário do Grande ABC
08/06/2000 | 16:34
Compartilhar notícia


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai realizar na semana do dia 19 de junho um road show nos Estados Unidos e Inglaterra para iniciar o processo de venda no exterior de parte das 31,72% açoes da Petrobras que excedem o controle da Uniao. Segundo o presidente do banco, Francisco Gros, está mantida a meta de leiloar estas açoes até o final do mês de julho. "O banco está pronto para colocar estas açoes a venda", disse Gros.

No momento, a Petrobras e o BNDES estao respondendo várias questoes levantadas pela Security Exchange Comission (Sec), órgao responsável pelo mercado de valores norte-americano sobre este leilao.

Depois, ressaltou Gros, ainda será preciso fazer o registro desta operaçao na Comissao de Valores Mobiliários (CVM). "Pelas leis do mercado nao podemos comentar muito sobre este processo, a nao ser em termos genéricos", explicou.

Durante este processo, serao iniciadas viagens internacionais para "explicitar melhor o país e a companhia". Na primeira etapa, que incluíra as cidades de Boston, Nova York, Sao Francisco e Londres, o banco vai divulgar a boa situaçao econômica brasileira para os investidores. "Por estarmos impedidos de falar sobre as açoes da Petrobras, vamos enfatizar nossas exposiçoes sobre o Brasil", disse Gros.

A prioridade de venda das açoes, enfatizou o presidente do BNDES, é o mercado interno, ou seja, os pequenos, médios e grandes investidores brasileiros. "Só será vendido lá fora aquilo que nao tiver sido colocado internamente", explicou. Ele explicou que as regras de uso dos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) serao divulgadas nas próximas semanas.

A idéia do governo é vender na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro estas açoes da Petrobrás que excedem ao controle da Uniao, e estima que poderá arrecadar cerca de R$ 8 bilhoes. A estratégia será pulverizar ao máximo as açoes no mercado interno destinando-as principalmente para o pequeno investidor, seja pessoa física ou jurídica.

As diretrizes aprovadas em fevereiro pelo Conselho Nacional de Desestatizaçao (CND) indicam que nao haverá no primeiro momento limites individuais para a compra destas açoes. Serao estabelecidas também regras para atrair investidores. Poderá ser concedido um desconto na compra das açoes à vista e existe a possibilidade de parcelamento do negócio em até seis meses, sem juros. Os pequenos investidores também poderao sacar até 50% do saldo do FGTS para compra destes papéis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;