Internacional Titulo
ONU cria órgao de administraçao de águas
Do Diário do Grande ABC
15/10/1999 | 13:39
Compartilhar notícia


A Organizaçao das Naçoes Unidas colocou em funcionamento, nesta sexta-feira, em Kalmar (Sul da Suécia), o órgao científico Giwa (Global International Waters Assessment), destinado a promover uma política de administraçao conjunta das águas internacionais. Emanaçao do Programa das Naçoes Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o novo órgao terá sua sede na cidade sueca de Kalmar e será dirigido por um cientista sueco, Per Wrammer.

O Giwa está encarregado de realizar em quatro anos um estudo ecológico de 66 zonas aquáticas regionais que permita conhecer o estado dos recursos em água. ``Enquanto alguns programas internacionais se limitam a propor remédios para os problemas constatados, o Giwa se esforçará para identificar suas origens no sentido de poder combatê-los melhor no futuro', assinala o comunicado da ONU.

Dotada de um orçamento de funcionamento de US$ 13 milhoes, esta instância científica terá a seu cargo definir uma estratégia em escala mundial e formular propostas às instâncias executivas da ONU para solucionar os problemas apresentados (exploraçao excessiva de recursos, poluiçao etc.).

O mar Báltico e o mar da China meridional serao as duas primeiras regioes estudadas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;