Nacional Titulo
Arma é encontrada na Febem de Ribeirao Preto
Do Diário do Grande ABC
28/10/1999 | 17:08
Compartilhar notícia


A assessoria de Imprensa da Fundaçao Estadual para o Bem-Estar do Menor (Febem), em Sao Paulo, confirmou que foi encontrada uma arma de fogo dentro da unidade de Ribeirao Preto, onde ocorreu uma fuga em massa no início da noite de quarta-feira (27). Existe a suspeita de que outra arma esteja dentro da unidade. Após alguns disparos, 42 adolescentes, apavorados, iniciaram a uma fuga, quarta-feira (27). Vinte e quatro foram recapturados pela Polícia Militar; 18 continuam foragidos.

Nenhum dos fugitivos pertenciam ao grupo de 23 menores transferidos da unidade Imigrantes, em Sao Paulo, na segunda-feira (25), após a rebeliao que causou quatro mortes. A situaçao da Febem de Ribeirao Preto está deixando apreensiva as autoridades locais. O promotor da Infância e da Juventude, Luiz Henrique Pacini Costa, que trabalha há quatro anos na área, disse que a unidade virou "um barril de pólvora". "Os funcionários estao temerosos e, caso nao seja tomada uma atitude urgente, a comunidade vai acabar reagindo", comentou ele.

"Estou no limite do estresse, nao consigo mais dormir e já nao tenho como convencer as pessoas de que é necessário fazer mudanças, de investir lá", disse Costa. Para o promotor, a arma encontrada talvez nao seja a mesma usada na semana passada, quando o menor F.S.B., de 17 anos, que está foragido, matou R.M.S., também de 17. "Como essa arma entrou lá, nao sei, mas falta mais zelo dos funcionários", disse, preocupado. Em sua opiniao, a unidade de Ribeirao Preto tem habitabilidade razoável mas ainda nao enfrenta o problema da superlotaçao como em outras unidades - antes da fuga, existiam vagas para 160 menores e 166 estavam no local.

"Temos duas questoes: garantir a vida dos menores e a segurança da comunidade, que nao pode ver fugas dessa maneira", disse, lembrando que nao tem como separar os menores dentro da unidade. Foi por causa de uma rivalidade externa, de gangues de bairros de Ribeirao Preto, que foram disparados os tiros e iniciada a fuga. Muitos tinham uma preocupaçao imediata: nao morrer. Para o promotor, se os problemas continuarem só existe um caminho a tomar: fechar a unidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;