Turismo Titulo
Imbituba é mirante para a observação de baleias
Cristie Buchdid
Do Diário do Grande ABC
28/08/2002 | 18:31
Compartilhar notícia


Quem pensa que o potencial turístico de Santa Catarina está apenas em sua capital, Florianópolis, e no famoso Balneário Camboriú, não conhece as belezas de Imbituba, localizada a 104 km de Florianópolis. Em seus 33 km de costa, o município encanta turistas com ondas perfeitas para surfe, águas próprias para mergulho, lagoas, dunas e o fantástico espetáculo de observação de baleias Franca.

Se o surfe catarinense tem mãe, seu nome é praia da Vila, onde o esporte começou a ser praticado no Estado. A formação de ondas perfeitas, com até 5 m de altura, é conseqüência do posicionamento das ilhas de Santana de Dentro e Santana de Fora. Na maré baixa pode-se atravessar até Santana de Dentro para banhar-se em sua piscina natural.

Chamada de Caribe brasileiro, a praia do Rosa é o point de bonitos e famosos. E não é por menos: sua paisagem reúne areias e águas encantadoras. A praia, que mistura trilhas ecológicas com ótima infra-estrutura turística, também conta com duas lagoas de água doce, sendo que uma faz ligação com o mar. Ao lado está a praia Vermelha, com ondas ideais para surfe, árvores e costões.

Com boas ondas, a praia de Itapirubá é muito procurada por surfistas. Mas quem gosta de pesca também encontra porto seguro por lá, como a Ilha das Araras, a 3 km da costa. A praia dispõe de dunas, nas quais turistas praticam o sand board (surfe na areia) e fazem passeios de buggy. No centro das dunas está um oásis: uma lagoa que é ponto de encontro de aves migratórias. A gastronomia local é a açoriana.

A praia da Ribanceira também é apreciada por suas dunas, ideais para o sand board, e por ter boas ondas para surfe. A pesca da Tainha é outro atrativo. Para incrementar sua paisagem, a praia da Ribanceira conta com rochas chamadas de pedras Careca do Velho. Perto da costa, um espetáculo é visto na maré baixa: os destroços do navio naufragado Cometa. Outro recanto de surfistas é a praia do Porto, cujas formações de ondas se dão ao lado de um navio encalhado.

Quem busca tranqüilidade deve seguir para a praia dos Amores, quase sempre deserta. Com dunas, a praia também é utilizada para guardar as embarcações.

A natureza foi generosa com a praia D’Água, que tem fontes de água mineral brotando de pedras. Pouco explorada, a praia atrai surfistas, pescadores, mergulhadores e amantes de trilhas ecológicas. Quem pretende observar peixes, pode mergulhar ao redor dos destroços do navio Siderúrgica VIII.

O turista que pretende descansar pode visitar a praia do Luz, calma e ideal para esportes náuticos, surfe e pesca. Em meio a montanhas, que dividem a paisagem com o mar, surgem trilhas ecológicas que levam à praia do Rosa.

Considerada uma das melhores para a prática do windsurfe no Brasil, a praia de Ibiraquera também é freqüentada por velejadores e atrai turistas por sua lagoa, cercada de peixes e aves migratórias. A 1,5 km da praia se encontra a ilha do Batuta, local bom para pesca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;